Hoodie Kevlar Core By Booster-Motor
Imagine-se a sair de moto para ir ao café, ao supermercado buscar um produto necessário à última da hora, ou mesmo para uma volta de fim de tarde em que as condições climatéricas não lhe impõem vestir um volumoso casaco com protecções e aspecto robotizado, daqueles em que a 100 metros todos reconhecem o seu meio de transporte. Imagine poder chegar a qualquer lado com um casaco simples, um Hoodie (casaco com capuz) em que mais parece um jovial e pratico casaco de fim-de-semana daqueles que se usam para ir à praia ou mesmo no caminho do jogo de futebol com os amigos.
Agora imagine isso com as protecções que um convencional casaco de moto tem, protecções nos ombros, nos cotovelos e mesmo protecção lombar.
Pois bem, não tem que imaginar isso durante muito mais tempo pois há quem esteja atento a esta modernidade de utilização de motos e nos ofereça cada vez melhores e mais discretos equipamentos para andar de moto.
A mudança
Ao longo dos anos fomos assistindo a um virar de tendência em que os modelos mais desportivos foram dando lugar aos equipamentos mais discretos, com o culminar na tendência actual em que os equipamentos de motociclista são cada vez menos intrusivos e melhor aceites em qualquer situação social, sem que as restantes pessoas se apercebam sequer que se trata de equipamento especifico para andar de moto. Para tal tem contribuído, e muito, o amadurecimento dos já menos jovens motociclistas que hoje temos mas também a chegada de novos motociclistas com uma história mais curta e que acham que as motos começaram nesta década recente e mais concretamente desde que é possível conduzir um motociclo com carta de automóvel. Para tal têm contribuído alguns importadores atentos ao que os mercados mais maduros de motociclistas usam, em especial aqueles mercados em que a moto é considerada um meio de transporte diário e não um objecto de uso esporádico de fim-de-semana no verão.
É precisamente a pensar neste tipo de motociclistas, mais urbanos, mais “fashion”, mais preocupados com o conforto e características camaleónicas do equipamento e menos na afirmação de classe motociclista que a Booster-Motor criou este casaco de que falamos hoje.
Para vos dar uma ideia de como passa despercebido enquanto equipamento técnico para andar de moto, posso dizer que passou uns dias pendurado no cabide sem que ninguém se apercebesse que era um casaco para andar de moto, e quando finalmente se soube do que se tratava, não lhe foram poupados elogios nem olhares de cobiça.
É de facto um casaco em Algodão reforçado com Kevlar com um aspecto casual como tantos outros casacos, mas com a particularidade de ter protecções, habilitando-o assim para andar de moto com um nível de segurança e protecção que um simples casaco não tem.
A utilização
Se esteticamente este Hoodie Kevlar Core é claramente um casaco atraente e um vencedor à partida dada a cobiça a que incita, no que respeita a versatilidade e conforto não podia ser melhor. Foi utilizado em pequenas voltas e percursos, desde as passeios matinais às saídas de final do dia para tomar café com amigos e mesmo num curto passeio de fim de semana pela cidade de Lisboa, sem que as pessoas se apercebessem que se tratava de um casaco de moto, sem que se tornasse pesadão e desconfortável, e sem provocar aquele desabafo tão típico de quem usa uma moto para se deslocar no dia-a-dia que é o da auto comiseração por ter que andar com o casaco e o capacete atrás quando se pára a moto, qual armadura medieval.
Não nos podemos esquecer que não estamos a falar de um casaco com pretensões em nos proteger para as intempéries ou temperaturas mais adversas. De facto, será um casaco mais adequado a épocas estivais mais amenas (diria entre a Primavera e o Outono) e finais de dia de verão.
Para além das circunstâncias em que foi usado nas últimas semanas, ser-lhe-á conferido um papel primordial para os passeios de fim de semana pela cidade em que procuro segurança, mas também ter uma peça confortável para quando paro a moto e me apetece andar a pé pela cidade sem o incómodo de um casaco mais pesado e marcante. E acima de tudo sem ter que ser catalogado como motociclista a vários metros de distância. Discreto, confortável e um valor seguro. Obviamente disponível em vários tamanhos e varias cores e alguns padrões, o difícil será mesmo escolher.
Preço entre os 129,95€ e os 139,95€ para a versão em camuflado.
Texto: António Gomes