Honda CB300R 2018

Por a 4 Janeiro 2018 13:50

A CB300R é uma naked que se apresenta de peso reduzido e que se destaca pela classe. A aposta da Honda para 2018, passa também por este modelo, apresentado no último Salão de Milão.

A CB300R é o grande passo em frente para os jovens condutores ou o modelo certo para quem chega agora ao mundo das motos, depois de ter conduzido um modelo de 125cm, graças às sensações impressionantes e envolventes que oferece, tanto em termos de motor, como de ciclística, mas sem as implicações e limitações de peso, custo e de carta das motos de maior cilindrada. Este é também um excelente modelo, agora adicionado à gama da Honda, para novos condutores que queiram evoluir as suas aptidões e desfrutar de uma condução divertida, usufruindo do poderio tecnológico da marca, da sua filosofia de design e de elevada qualidade de construção.

Esta nova aposta da Honda surge equipada com um motor monocilíndrico de 286 cc DOHC, 4 válvulas e refrigeração com uma potência máxima de 31 CV às 8.500 rpm e um binário máximo de 27,5 Nm às 7,500rpm, o que permite que esta moto cause uma boa impressão por onde passa.

Para reduzir os custos de manutenção, um factor de extrema importância para os condutores mais jovens, o motor foi concebido tendo também em consideração a utilização do mínimo possível de peças móveis. Detalhes como os segmentos de baixo atrito, o radiador com ninho de alta densidade e a vela de ignição com ponta de irídio ajudam a aumentar a eficiência de combustível.

A CB300R foi concebida para ser ágil, tem um chassis novo com estrutura em tubos de aço prensado em combinação com forquilhas USD de 41 mm com um curso de 130mm, enquanto na traseira conta com um mono amortecedor ajustável em pré-carga em cinco posições de 107mm de curso.

Em matéria de travões este modelo da Honda está equipado com um disco dianteiro flutuante de 296mm e na traseira com um disco de 220mm.

As pinças dianteiras radiais de 4 pistões, em combinação com ABS de 2 canais, encontram-se ligadas a uma IMU (Unidade de Medição Inercial) para um controlo preciso em todas as condições de travagem.

O desenho desta nova naked surge em linha com a Honda CB1000R e volta a revelar um aspecto minimalista com forte carácter. O sistema de iluminação é LED, tanto no farol dianteiro que usa o conceito de dois níveis de iluminação, em cima para o feixe de médios e em baixo para o de máximos. Já o farolim traseiro é o mais fino alguma vez montado numa moto Honda.

O painel de instrumentos de LCD acaba por permitir favorecer o desenho deste novo modelo da Honda, já que é fino (apenas 23,5 mm) e pesa pouco (somente 230 g), mas oferece todas as informações necessárias à condução de forma simples: velocidade, rotação do motor, nível do combustível e mudança engrenada, com as luzes indicadoras espalhadas pela parte superior.

Com um deposito de 10 litros de capacidade, a Honda anuncia uma autonomia de cerca de 300Km.

Um conjunto completo que, graças a uma boa distribuição de pesos, com apenas 143kg em ordem de marcha, confere a este modelo Honda um forte agilidade e facilidade de conduzir, beneficiando ainda de um guiador em alumínio, de diâmetro grande, oferece um raio de viragem de 40° entre batentes e o valor de apenas 2,3 mm para o diâmetro de viragem facilita imenso as manobras no meio do trânsito. A altura do banco é de 799 mm.

Ficha Técnica

MOTOR

Tipo – 4 tempos, monocilindro, refrigeração por líquido

Cilindrada – 286 cm3

Diâmetro x Curso – 76 x 63 mm

Taxa de compressão – 10,7:1

Potência máxima – 31,4 CV (23,1 kW) / 8.500 rpm

Binário máximo – 27,5 Nm/7.500 rpm

SISTEMA DE COMBUSTÍVEL

Tipo Injecção – electrónica PGM-FI

Depósito do combustível – 10 litros

Consumo de combustível – 3,3lt/100km (30,2 km/l) (método WMTC)

SISTEMA ELÉCTRICO

Arranque – Eléctrico

Bateria – 12 V- 7 AH

 TRANSMISSÃO

Embraiagem – Multi-disco banhada em óleo

Tipo da transmissão – 6 Velocidades

Transmissão final – Por corrente

 QUADRO

Tipo – Aço; geometria tipo diamante

CICLÍSTICA

Dimensões (CxLxA) – 2.012 mm x 802 mm x 1.052 mm

Distância entre eixos – 1.352 mm

Ângulo da coluna da direcção – 24°

Altura do assento – 799 mm

Distância mínima ao solo – 151 mm

Peso em ordem de marcha – 143 kg (versão ABS)

 SUSPENSÃO

Dianteira – Forquilha telescópica de 41 mm, curso de 130mm

Traseira – Mono-amortecedor, braço oscilante Pro-Link, curso de 107mm

 RODAS

Dianteira – Liga de alumínio, multi-raios

Traseira – Liga de alumínio, multi-raios

Dimensão das jantes

Dianteira – 17’’

Traseira – 17’’

Dimensão dos pneus

Dianteiro – 110/70R-17M/C 54H

Traseiro – 150/60R-17M/C 65H

TRAVÕES 

Dianteiro – Disco único de 296 mm com pinça de 2 pistões e pastilhas de metal sinterizado. ABS 2 canais com IMU

Traseira – Disco único de 220 mm com pinça de um pistão e pastilhas de metal sinterizado. ABS 2 canais com IMU

 

author avatar
Redacção
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x