Ensaio Yamaha X-MAX 125 de 2018 – Urban Attack com Elegância e Estilo

Por a 12 Outubro 2017 12:12

A nova Yamaha X-MAX 125 modelo de 2018 é a digna herdeira de toda uma geração de Scooters Desportivas da Yamaha lideradas pela fantástica T-MAX que ao longo de tantos anos tem dominado totalmente o mercado das Scooters Desportivas de alta cilindrada.

As linhas da nova X-MAX 125 e a sua filosofia inspira-se directamente na sua irmã mais potente T-MAX e proporciona o acesso mais facilitado a uma gama de scooters que prima pela qualidade dos seus componentes e pela exclusividade dos seus acabamentos.

A X-MAX 125 de 2018 é o culminar de uma década de evolução que, desde 2006, colocou cerca de 140.000 unidades X-MAX 125 no mercado europeu e procura com a nova versão satisfazer ainda mais um target que pretende uma scooter com design premium, que tenha um bom desempenho dinâmico, que seja fiável, que proporcione uma boa experiência de condução e que seja inclusivamente passível de ser conduzida com carta de condução A1 de ligeiros.

As linhas da X-MAX 125 de 2018 são muito idênticas às das versões X-MAX 300 e X-MAX-400 apenas variando em alguns pormenores estéticos e obviamente na sua motorização. Design e acabamentos premium, desempenho dinâmico e fiabilidade, maior sensação de controle em condução desportiva, são os principais atributos da nova Yamaha X-MAX 125 que pretende com o modelo de 2018 afirmar a liderança no segmento das scooters desportivas de 125cc.

A X-MAX 125 proporciona uma agradável sensação de condução, caracterizada pela sua agilidade, pela capacidade de circular com facilidade na densidade de transito urbano, graças a um perfil mais estreito que a versão anterior, com um motor que apesar da sua baixa cilindrada se mostrou enérgico e com bom desempenho, mesmo a baixas rotações, combinado com uma excelente travagem e uma ótima sensação de controle sobretudo graças ao eficiente ABS e à função TCS de controle de tração, funções que em piso molhado ou resvaladiço são extremamente bem vindas, sobretudo em condução urbana que está cheia de imprevistos.

O ensaio que realizámos nas ruas de Paris, a convite da Yamaha Europe e Yamaha Portugal, comprovou a realidade atrás descrita de forma contundente, já que tivemos a oportunidade de durante todo um dia colocar à prova a X-MAX 125 na “selva urbana” da capital francesa… e fomos avisados pelos experientes guias da Yamaha que nos acompanharam que em Paris é preciso conduzir “ao ataque”.

Pudemos inclusivamente circular em auto-estrada a velocidades que facilmente atingiram os 120Kmh, com bastante estabilidade dinâmica e proteção suficiente graças ao seu vidro regulável em altura mas que na posição standard nos permitia ver por cima do mesmo, enquanto a grande maioria do fluxo de ar era desviado do nosso corpo. Conduzi de capacete aberto e sem óculos, apenas com a pequena viseira escura do mesmo e a turbulência era praticamente nula.

A nova X-MAX 125 está repleta de pequenos pormenores de excelente qualidade como seja o seu novo banco, mais ergonómico e de design mais exclusivo, a luzes dianteiras e traseiras são agora de tecnologia LED, o espaço debaixo do banco é excelente e de formato distinto, mais rectangular, a facilitar a colocação de malas ou mochilas para além obviamente de ser suficiente para dois capacetes integrais, tem agora chave de ignição “Smart Key” que actua por proximidade e permite em qualquer momento, com um simples toque de botão, desligar totalmente a X-MAX , o painel de informação é digital e duplo com um pequeno ecrã LCD entre os dois, tanto o vidro dianteiro como o próprio guiador são ajustáveis para proporcionarem maior conforto ao utilizador e no porta luvas frontal esquerdo inclui tomada de 12 volts para ligação de acessórios electrónicos.

O motor de 125cc a 4 tempos da X-MAX com refrigeração líquida e injecção electrónica, compatível com a norma Euro4, proporciona acelerações rápidas e saídas enérgicas nos semáforos que conjuntamente com uma boa velocidade de ponta, chegámos a dar 130kmh na auto-estrada, permite uma utilização alargada e mais abrangente, urbana e sub-urbana, para trajectos diários de casa escritório, de 30 a 50 Kms, com enorme desenvoltura e satisfação.

A suspensão dianteira foi substancialmente melhorada e tem um comportamento praticamente de moto, contribuindo para um maior conforto e proporcionando uma condução mais desportiva e com maior controle, graças também aos seus travões de disco à frente e atrás com ABS e ao controle de tração TCS, idêntico ao instalado nas versões X-MAX 300 e 400, que actua diminuindo a potência à roda traseira sempre que detecta uma perda de tracção. O TCS tem no entanto a possibilidade de ser desligado.

A nova X-MAX 125 de 2018 já está disponível nos concessionários Yamaha, nas cores Radical Red, Sonic Grey, Phantom Blue e Blazing Grey pelo preço base de 4.995 euros.

Destaques da X-MAX 125 de 2018

 . Scooter de 125 cc para carta A1 desportiva e elegante

. Design e acabamentos de qualidade superior

. Motor potente e económico de 125 cc, em conformidade com a norma EU4

. Novos faróis LED duplos e luzes traseiras LED que reforçam o visual dinâmico da família X-MAX

. Suspensão dianteira tipo moto para estabilidade e confiança

. Novo sistema de controlo de tração (TCS)

. Travões de disco único dianteiro e traseiro (276 mm à frente/245 mm atrás) com ABS de série

. Espaço de armazenamento de grandes dimensões por baixo do banco para 2 capacetes integrais

. Nova ignição Smart Key para um funcionamento fácil sem chave

.  Banco duplo com encosto separado para o condutor

.  Instrumentos digitais duplos com ecrã LCD central de grandes dimensões

.  Tomada de 12 V para alimentação de dispositivos

.  Vidro e guiador ajustáveis

 

 

Especificações Técnicas Yamaha X-MAX 125 de 2018

Motor

Tipo de motor 4 tempos, refrigeração líquida, SOHC
Cilindrada 124cc
Diâmetro x curso 52,0 mm x 58,6 mm
Taxa de compressão 11,2 : 1
Potência máxima 14CV / 10,5 kW às 8.750 rpm
Binário máximo 12,0 Nm às 6.500 rpm
Sistema de lubrificação Cárter húmido
Sistema de combustível Injeção de Combustível
Sistema de ignição TCI
Sistema de arranque Eléctrico
Sistema de transmissão Automática, com correia trapezoidal
Consumo de combustível 2,7 l/100km
emissões CO2 63 g/km

Chassis

Sistema de suspensão dianteira Forquilha telescópica
Curso dianteiro 110 mm
Sistema de suspensão traseira Braço
Curso traseiro 75 mm
Travão dianteiro Monodisco, Ø 267 mm
Travão traseiro Monodisco, Ø 245 mm
Pneu dianteiro 120/70-15
Pneu traseiro 140/70-14

Dimensões

Comprimento total 2.185 mm
Largura total 775 mm
Altura total 1.415 mm (1,465mm with adjustable windscreen)
Altura do assento 795 mm
Distância entre eixos 1.526 mm
Distância mínima ao solo 130 mm
Peso 175 kg
Capacidade Dep. Combustível 13,0 Litros

 

Concorrência

Honda Forza 125 / 124,9 cc / 14,5CV / 159Kg / 5.900 euros

Kymco K-XTC 125 / 125cc / 14,5CV / 164,4Kg / 3.799 euros

SYM GTS ABS SPORT / 125cc / n.d.CV / 172 Kg / 4.299 euros

 

author avatar
Pedro Rocha
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x