Ducati apresenta a Monster 1200 Edição Especial 25º Anniversario
Provavelmente não é exagero pensar que, se a obra-prima de Miguel Angel Galluzzi, a Ducati Monster 916, não tivesse sido colocada à venda em 1993, a própria Ducati poderia ter desaparecido. Desde que chegou aos showrooms na primavera daquele ano, a Ducati já vendeu mais de 325.000 Monsters, desde as refrigeradas a ar de 400cc até às de refrigeração líquida de 1200cc, mas todas partilhando o mesmo estilo e conceito essencial.
E essencial é realmente a palavra. O génio de Galluzzi não estava no que ele acrescentou ao design da Monster, mas sim no que ele removeu, levando o conceito da moto “naked” aos seus elementos mais fundamentais e juntando-os firmemente sem nada que fosse desnecessário. As Ducati Monster de hoje podem ter sido redesenhadas várias vezes desde o modelo original, mas ainda mantêm a mesma postura curvada para a frente que destaca o motor e o depósito de combustível. É claro que a nova Monster 1200, 25 ° Anniversario, não é uma excepção, mas numa decoração tricolor clássica e repleta com o que há de melhor a nível de componentes, estará certamente entre as máquinas mais desejáveis que já receberam a designação “Monster”.
No essencial, a Monster 1200 – 25 ° Anniversario é idêntica à Monster 1200 S, mas com alguns elementos da versão R, a versão mais cara. Sendo uma edição limitada apenas 500 das motos de aniversário serão produzidas, cada uma numerada individualmente. Também a pintura Tricolor – verde, branca e vermelha que adquire uma moldura dourada, remete para o modelo original da Monster de 93. O facto de incluir um pequeno écran ao estilo Monster 1200 R não diminui retira a as características “naked” da versão Anniversario., e tal como a versão R herda as jantes Marchesini, mais leves e forjadas, com acabamento dourado alusivo ao 25 ° Anniversario.
Outros pormenores são mais difíceis de detectar, mas incluem espelhos maquinados CNC, pesos no guiador, e tampão de depósito especial. Inclui também manetes articuladas para o travão dianteiro e embraiagem e um suporte de matrícula de alumínio. A fibra de carbono é utilizada nos guarda-lamas dianteiro e traseiro. O assento leva um logotipo bordado alusivo aos 25 anos. Em termos de chassi, a moto é semelhante à Monster 1200 S. Isso significa que inclui as suspensões Ohlins totalmente ajustáveis na dianteira e na traseira, com pinças Brembo Monobloc Evo M50e pneus Pirelli Diablo Rosso III . O motor também é semelhante ao da Monster 1200 normal e da 1200 S, com 147cv às 9250rpm. Apenas a versão R atinge os 152 cv.
A nível de electrónica a lista é extensa: IMU, ABS, DWC, DTC, DQS, TFT, LED, USB e DLC são apenas alguns dos termos de três letras que aparecem na sua ficha de especificações. Inclui ainda sistema de ABS em curva e controle de tração, quick shift nos dois sentidos, controle anti-cavalinhos, faróis e piscas de tecnologia LED e a uma tomada de corrente 12V. Como opcional tem também a possibilidade de adicionar DMS (Ducati Multimedia System ).
A Ducati Monster 1200 25º Anniversario estará disponível a partir de Setembro na Europa e nos restantes continentes até final do ano. Sendo uma Edição Limitada a 500 unidades é natural que venha a ser difícil conseguir uma por isso se esta Monster Anniversario lhe “enche as medidas” apresse-se a fazer a sua encomenda.