BMW S 1000 RR a desportiva de topo

Por a 26 Junho 2017 11:35

A BMW S 1000 RR foi responsável por uma revolução na categoria das superbikes desportivas desde o seu lançamento. Desde aí, a moto continuou a ser desenvolvida, apurando ainda mais o seu conceito testado e comprovado e aplicando a tecnologia mais recente.

Agora, a S 1000 RR é disponibilizada de série com Controlo Dinâmico de Tração (DTC) para proporcionar ainda maior dinâmica de condução e segurança na estrada.

Desta forma, a S 1000 RR continua um verdadeiro puro-sangue do asfalto entre as desportivas, seja na estrada ou em circuito.

A sua tecnologia inovadora permite que possamos viver todas as suas prestações com maior intensidade como nunca aconteceu antes.

Em matéria de design a S 1000 RR é verdadeiramente notável. Com a sua típica dianteira split face e os faróis assimétricos, é imediatamente reconhecível. A sua linha aguçada confere uma imagem bem evidente e os seus contornos e formas complementam-se de forma soberba.

É bem evidente nas suas linhas, desde a dianteira até à traseira, que irradia uma paixão por rectas e curvas e que está sedenta por prestações elevadas. A RR partilha contigo o desejo de pura aceleração e velocidade.
A S 1000 RR é apresentada em três cores: cinza “granite” metalizado com preto “storm” metalizado, captando os abismos negros das grandes cidades para criar uma aparência arrebatadora. Vermelho “racing” com branco “light”, com linha vermelha nas jantes, destaca as prestações dinâmicas da moto.

As variantes de cor branco “light” com azul “lupin” metalizado e vermelho “racing”, também com linhas vermelhas nas jantes, são um indicador visual da sua relação com o mundo desportivo de competição e da sua integração na família Motorsport da BMW.

O motor tetracilíndro em linha com refrigeração líquida da S 1000 RR tem capacidade para debitar 199 cv (146 kW) às 13.5000 rpm e um binário máximo de 113 Nm às 10.500 rpm.

Mesmo com este nível de prestações, o Controlo Dinâmico de Tração de série garante um nível de segurança ainda maior.
Igualmente impressionante, apesar de registar este nível de prestações, a S 1000 RR cumpre com as normas EU-4.


Existem muitos pormenores que permitem sentir as prestações da S 1000 RR de forma ainda mais intensa e conseguir ter um controlo ainda melhor em todas as situações de tráfego.

Os três Modos de Condução “Rain”, “Sport” e “Race” garantem a melhor coordenação do acelerador electrónicos, ABS e ASC, mesmo em condição variáveis. O Controlo Dinâmico de Tração (DTC) e o ABS, ambos instalados agora de série, garantem um nível de segurança ainda melhor.

O acelerador de controlo electrónico permite que a enorme potência da moto seja doseada de forma mais precisa e directa.

Com a sua alta resolução e excelente qualidade, o painel de instrumentos apresenta de forma ainda mais clara as configurações seleccionadas, bem como a velocidade e a faixa de rotação. Desta forma, é possível ter sempre uma visão geral optimizada das prestações e das configurações da RR.

 Se recorrermos ao acessório opcional dos Modos de Condução Pro, é possível dos seis dois modos individuais – “Slick” e “User Mode”, para além do ABS Pro com um sensor de posição de inclinação.

Na gama de prestações mais elevadas, a RR apresenta um conjunto de soluções para maior comodidade: o Assistente na Passagem de Caixa Pro opcional permite engrenar e reduzir mudanças sem accionar a manete de embraiagem ou o punho do acelerador, para uma propulsão ainda melhor.

O Launch Control e o Pit Lane Limiter também provêm directamente dos circuitos e com a bateria High Power (iões de lítio), consegue-se reduzir o peso total da RR em 1,5 kg de forma a proporcionar uma sensação desportiva ainda melhor.

A S 1000 RR continua a ser uma superbike desportiva de topo. Tanto na estrada como em circuito.

Ficha Técnica

Motor

Tipo – Motor tetracilíndrico em linha, a 4 tempos com refrigeração líquida, quatro válvulas por cilindro em titânio, duas árvores de cames à cabeça

Diâmetro x curso – 80 mm x 49.7 mm

Cilindrada – 999 ccm

Potência máx. – 199 cv (146 kW) às 12.500 rpm

Binário max. – 113 Nm at 10.500 rpm

Taxa de compressão – 13.0:1

Gestão do motor – Injeção eletrónica, coletores de admissão variáveis

Controlo da emissão de gases – Conversores catalíticos de 3 vias, compatíveis com a norma de emissão de gases EU-4, com coletores de interferência controlados de forma electrónica

Prestações / Consumo

Velocidade máxima – mais de 200 km/h

Combustível – Gasolina sem chumbo de 95-98 octanas (RON) (controlo de detonação; potência máx. obtida com combustível de 98 octanas RON)

Sistema eléctrico

Alternador – 406 W

Bateria – 12 V/9 Ah, sem manutenção

Transmissão

Embraiagem – Multidisco em banho de óleo, embraiagem deslizante, acionamento mecânico

Caixa de velocidades – Seis velocidades com veio de sincronização, com engrenagem de dentes direitos

Transmissão secundária – Corrente com relação 17/45

Ciclística / travões

Quadro – Aluminium composite bridge frame, partially self-supporting engine

Suspensão dianteira – Dupla trave em composto de alumínio com motor autoportante

Suspensão traseira – Forquilha telescópica invertida com Ø 46 mm, afinação da expansão e compressão, afinação da pré-carga

Curso da suspensão dianteira / traseira – 120 mm / 120 mm

Distância entre eixos – 1.438 mm

Avanço – 96.5 mm

Ângulo da coluna de direção – 66.5°

Jantes – Alumínio fundido

Jante dianteira – 3.50 x 17″

Jante traseira – 6.00 x 17“

Pneu dianteiro – 120/70 ZR 17

Pneu traseiro – 190/55 ZR 17

Travão dianteiro – Dois discos flutuantes, pinças fixas radiais de quatro êmbolos, diâmetro de 320 mm

Travão traseiro – Disco simples, diâmetro de 220 mm, pinça flutuante de êmbolo simples

ABS – Race-ABS BMW Motorrad (parcial-integral), pode ser desligado, seleção de Modos

Dimensões / pesos

Comprimento – 2.050 mm

Largura (com espelhos) – 826 mm

Altura (sem espelhos) – 1.140 mm

Altura do banco, peso sem carga – 815 mm

Arco interior das pernas, peso sem carga – 1.805 mm

Peso sem carga, com meios de funcionamento, depósito cheio 1) 1) – 208 kg

Peso total permitido – 407 kg

Carga máxima (com equipamento de série) – 199 kg

Capacidade do depósito – 17.5 l

Reserva – aprox. 4 l

As dimensões relevantes referem-se à posição de vazio da norma Europeia

1) 1) Conforme a Diretiva 93/93/CEE com todos os líquidos para funcionamento, atestado com, pelo menos, 90% do volume do depósito.

 

author avatar
Redacção
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x