Portugueses sem sorte no Mundial de Motocross Júnior
Portugal esteve presente com uma seleção de jovens pilotos no Campeonato do Mundo Júnior de Motocross, que se realizou no passado fim de semana em Heerde, nos Países Baixos. O ‘FIM Junior Motocross World Championship’ realiza-se anualmente numa prova única (no ano passado disputou-se na Roménia), que consagra os Campeões Mundiais de MX65, MX85 3 MX125.
A equipa lusa foi representada por sete pilotos, sendo que, à formação inicial composta por Gonçalo Cardoso em MX125, Rafael Leonardo, Gustavo Pitschieller e Bernardo Caiado em MX85, e Francisco Fernandes e Guilherme Gomes em MX65, juntou-se ainda o jovem piloto português radicado na Bélgica, Tony Oliveira, que alinhou em MX85
Com a chuva a marcar presença no sábado e um excelente dia de Sol no domingo, a prova disputada no traçado de areia de Heerde – um tipo de piso com que os pilotos portugueses estão pouco familiarizados – não correu de feição à a formação lusa, que não conseguiu destacar-se, sendo que, dos sete presentes, apenas um alinhou nas mangas finais, Guilherme Gomes. Nenhum dos pilotos nacionais conseguiu o apuramento direto, com ‘Gui’ Gomes a conseguir qualificar-se após ter terminado em terceiro na ‘Last Chance’, que repescava mais quatro pilotos para as duas mangas finais, em que o jovem português terminou nos 25º e 22º lugares, com um 25º na classificação geral.
Os novos Campeões Mundiais Júnior de Motocross são o húngaro Noel Zanocz em MX125, o neozelandês Levi Townley em MX85 e o neerlandês Kash Van Hamond em MX65. Por países, os Países Baixos venceram, à frente da França, Grã-Bretanha, Estónia e Estados Unidos, com Portugal a não ir além do 24º posto entre as 28 nações presentes.
Imagem:FMP Press