Opinião: Herlings já largou as muletas… e o AMA Motocross só começa em Maio!
Muito se tem falado sobre o que fará Jeffrey Herlings quando regressar da fractura no tornozelo sofrida no passado dia 31 de Janeiro.
O que dizem os rumores?
Os rumores indicam que o holandês – perante a impossibilidade de revalidar o título de campeão do mundo de MXGP em 2021 – quer tentar conquistar a coroa de campeão do AMA Motocross 450.
Em que estado está a lesão?
De acordo com Dirk Gruebel – team manager da Red Bull KTM no Mundial de MXGP – o “Bullet” largou as muletas esta semana e vai agora iniciar o processo de fisioterapia para voltar à sua forma habitual.
Quando se pode esperar o regresso à competição?
Herlings terá pela frente mais algumas semanas de recuperação para regressar ativo, o que significa que só estaria apto para voltar talvez no início de Maio. Por essa altura, já o campeonato do mundo de MXGP terá tido seis rondas realizadas…
A questão é:
Entrar num campeonato sem qualquer hipótese de lutar pelo título mas com a possibilidade de bater o record de 101 vitórias em Grandes Prémios de Stefan Everts?
ou…
Começar “de fresco” um campeonato do outro lado do Atlântico e tentar ficar na história como o único piloto a conseguir vencer em anos consecutivos o Mundial de MXGP e o AMA Motocross 450?
Os prós e os contras para a KTM:
A KTM precisa “desesperadamente” de ter alguém a disputar os lugares da frente no MXGP… Com a “reforma” de Antonio Cairoli e a passagem de Jorge Prado para a GasGas, a marca laranja “apostou todas as fichas” em Herlings… e agora o melhor representante da KTM na classificação atual do Mundial é o semi-privado Thomas Kjer Olsen na 10.ª posição.
Por outro lado, a fábrica austríaca não vence o AMA Motocross 450 desde Ryan Dungey em 2015…
A KTM ”necessita” de Herlings para vencer o AMA Motocross?
Muito provavelmente, sim. Cooper Webb e Aaron Plessinger foram ambos campeões do AMA Motocross 250 mas a verdade é que, até hoje, ainda não conseguiram mostrar o seu potencial na cilindrada maior – em 2021 foram 4.º e 10.º respetivamente.
Além disso, não nos podemos esquecer que em 2017, Jeffrey Herlings decidiu participar na última ronda do AMA Motocross 450 e simplesmente destruiu a concorrência norte-americana!
Qual a probabilidade de vermos Jeffrey Herlings na ronda de abertura do AMA Motocross no dia 28 de Maio?
Não havendo confirmação oficial, temos de dizer que a probabilidade é 50/50. O AMA Motocross é composto por 12 rondas disputadas entre os dias 28 de Maio e 3 de Setembro.
Curiosamente, o Motocross das Nações deste ano tem lugar na pista norte-americana de Red Bud, o que significa que Herlings chegaria a esta prova mais que preparado para recuperar o título para a Holanda.
Aguardemos as cenas dos próximos capítulos…
:.
(Foto: Ray Archer/KTM)