MXoN: Austrália vence o Motocross das Nações

Por a 6 Outubro 2024 21:45

Graças ao excelente desempenho dos irmãos Jett e Hunter Lawrence e ao 11º lugar de Kyle Webster, a equipa australiana foi a grande vencedora do Motocross das Nações à frente das seleções do Estados Unidos e dos Países Baixos.

Pela primeira vez na história, a Austrália ganhou o cobiçado Troféu Chamberlain no 77º Motocross das Nações em Matterley Basin. Na terceira final, os irmãos Jett e Hunter Lawrence que disputou as classes Open e MXGP,  garantiu o triunfo na corrida de maior prestígio da temporada com o segundo lugar de Jett e o quarto lugar de Hunter.

O holeshot para a terceira final foi inicialmente vencido pelo altamente motivado americano Eli Tomac ( Yamaha ) à frente de Jeremy Seewer (Kawasaki) e Hunter Lawrence (Honda). Seguiram-se Jorge Prado (GASGAS), Tim Gajser (Honda) e Ken Roczen ( Suzuki ).

Jett Lawrence que largou da pior posição inicial, primeiro teve que subir do 12º lugar. Já na segunda volta ‘ Jett son’ estava na 6ª posição e ao fim de metade da corrida já tinha cedido todos os ‘grandes rebatedores’ à sua frente, incluindo Jorge Prado, o irmão Hunter e Eli Tomac ( Yamaha ).

Ken Roczen caiu para o 8º lugar na primeira volta e mais tarde caiu na volta 11 depois de ficar com o apoio para os pés preso num sulco profundo. Antes que pudesse continuar a corrida caiu para o 12º lugar e no final subiu para o 10º lugar. Tim Gajser venceu o líder Tomac na 8ª volta e assumiu a liderança. Nas voltas finais, Jett chegou cada vez mais perto por trás e no final tudo foi uma questão de prestígio entre Gajser e Lawrence .

Na última curva antes da chegada, Gajser fez uma jogada decisiva para dentro e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, logo à frente de Jett . No entanto, isso não alterou o resultado final. A Austrália venceu por 3 pontos a equipa dos EUA e a seleção holandesa, que repetidamente teve problemas devido a quedas dos três pilotos.

A atual campeã França também não teve sorte nesta corrida. Primeiro Maxime Renaux ( Yamaha ) caiu e caiu do 9º para o 11º lugar e a três voltas do fim, Romain Febvre (Kawasaki) na 6ª posição também teve que abandonar após um erro. O que exatamente aconteceu com Febvre foi difícil de determinar. Ele provavelmente bateu com a cabeça no guiador e teve que desistir da corrida.

A chuva foi moderada, mas o campeão do mundo de MXGP Jorge Prado ainda caiu do primeiro lugar para o 14º na terceira corrida. A seleção espanhola terminou o dia na 4ª posição do ranking nacional, à frente dos infelizes franceses na 5ª posição.

Final 3: MXGP e  Open :

1. Tim Gajser ( SLO ), Honda
2. Jett Lawrence (AUS), Honda
3. Eli Tomac (EUA), Yamaha
4. Hunter Lawrence (AUS), Honda
5. Jeffrey Herlings (NL), KTM
6. Jeremy Seewer ( CH), Kawasaki
7. Alberto Forato (I), Honda
8. Aaron Plessinger (EUA), KTM
9. Maxime Renaux (F), Yamaha
10. Ken Roczen (D), Suzuki
11. Enzo Lopez ( BRA ), Yamaha
12 Ruben Fernandez (E), Honda
13. Dylan Wright ( CAN ), Honda
14. Jorge Prado (E), GASGAS
15. Glenn Coldenhoff (NL), Fantic

Classificação do MXoN 2024:

1. Austrália, 26
2. EUA, 29
3. Holanda, 36
4. Espanha, 45
5. França, 50
6. Alemanha, 62
7. Eslovénia, 67
8. Itália, 70
9. Suíça, 86
10. Letónia, 103
11. Dinamarca, 109
12. Grã-Bretanha, 113
13. Brasil, 114
14. República Checa, 115
15. Canadá, 117
16. Bélgica, 123
17. Noruega, 136
18. África do Sul, 137
19. Estónia, 140
20. Áustria, 155

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x