MXoN’ 24: Luta de gigantes entre Gajser e Lawrence na final do MX das Nações
O MXoN trouxe muita ação no último domingo ao icónico circuito de Matterley Basin, no sul da Inglaterra, com um interessante duelo entre dois craques famosos, a estrela do MXGP Tim Gajser e o Campeão AMA Jett Lawrence.
A Austrália entrou no caminho para a vitória das Nações no momento em que Lawrence ultrapassou Gajser a três voltas do final. O piloto esloveno não desistiu e recuperou a liderança na penúltima curva, ao fazer um passe decisivo contra o australiano – ambos talentos excepcionais conseguiram evitar o contato mas o segundo lugar bastou para Jett levar à vitória a forte seleção australiana.
Por outro lado, com a sua vitória, o esloveno do Team HRC, redimiu-se do segundo lugar no Campeonato do Mundo de MXGP. “Senti-me bem o dia todo. Assumi a liderança na primeira volta e depois não tive que colocar muita pressão sobre mim mesmo para vencer a corrida”, disse Gajser. “Estava na frente mas não percebi que o Jett estava de repente ao meu lado. Então tive que travar forte para não chocarmos e o Jett ultrapassou-me, mas fiquei muito perto dele.”
No início da última volta, parecia que Lawrence tinha ganho distância suficiente sobre Gajser no labirinto de voltas. Porém, Tim Gajser não baixou os braços e foi pela linha exterior antes da última subida, enquanto Lawrence apanhou uma elevação na linha de dentro da pista que o fez perder velocidade. “Escolhi uma linha diferente antes da última subida para o salto triplo em subida. “Isso deu.me impulso e consegui fazer a ultrapassagem”, explicou o esloveno feliz pelo seu triunfo.
Feitas as contas, não se tratou apenas de um duelo entre craques do MXGP e do Campeonato Americano – mas também da vitória no ranking individual dos pilotos MXoN. Tim Gajser conseguiu vencer a estrela australiana… “Queria terminar o ano com um destaque e consegui. Foi ótimo lutar contra o Jett e acho que demos um verdadeiro show para os fãs. Gostaria de agradecer todo o apoio neste final de semana e também a toda a equipa. Agora há uma pequena pausa antes de nos prepararmos para 2025.”
Terminada a época de motocross com um inesquecível duelo no Motocross das Nações, segue-se agora o Supercross de Paris-Bercy nos dias 16 e 17 de novembro, ocasião para novo ‘tira-teimas’ entre os craques do MXGP e as estrelas do outro lado do Atlântico.
Final MXGP e Open:
1. Tim Gajser (ESL), Honda
2. Jett Lawrence (AUS), Honda
3. Eli Tomac (EUA), Yamaha
4. Hunter Lawrence (AUS), Honda
5. Jeffrey Herlings (HOL), KTM
6. Jeremy Seewer (SUI), Kawasaki
7. Alberto Forato (ITA), Honda
8. Aaron Plessinger (EUA), KTM
9. Maxime Renaux (FRA), Yamaha
10. Ken Roczen (ALE), Suzuki
11. Enzo Lopez (BRA), Yamaha
12 Ruben Fernandez (ESP), Honda
13. Dylan Wright (CAN), Honda
14. Jorge Prado (ESP), GASGAS
15. Glenn Coldenhoff (NL), Fantic
16. Jan Pancar (ESL), KTM
17. Valentin Guillod (SUI). ), Honda
18. Andrea Bonacorsi (ITA), Yamaha
19. Conrad Mewse (GBR), KTM
20. Jago Geerts (BEL), Yamaha
21. Max Nagl (ALE), Honda
…
34. (DNF) Romain Febvre (FRA) , Kawasaki
37. (DNF) Michael scratch (A), Honda
38. (DNF) Kevin Horgmo (N), Honda
39. (DNF) Brent van Doninck (B), Honda
Classificação das nações MXoN 2024:
1. Austrália, 26 Pts.
2. EUA, 29
3. Holanda, 36
4. Espanha, 45
5. França, 50
6. Alemanha, 62
7. Eslovénia, 67
8. Itália, 70
9. Suíça, 86
10. Letónia, 103
11. Dinamarca, 109
12. Grã-Bretanha, 113
13. Brasil, 114
14. República Checa, 115
15. Canadá, 117
16. Bélgica, 123
17. Noruega, 136
18. África do Sul, 137
19. Estónia, 140
20. Áustria, 155