MXON: 23.ª vitória dos EUA no Motocross das Nações!
A equipa norte-americana quebrou um jejum de 11 anos em termos de triunfos no Motocross das Nações!
Perante o seu público em Red Bud, foi grande o peso da responsabilidade sobre os ombros de Eli Tomac, Chase Sexton e Justin Cooper mas o trio cumpriu com distinção o seu dever.
Eli Tomac deu o primeiro grande impulso de confiança à equipa com o triunfo na primeira manga do dia, na qual Justin Cooper foi 9.º e o 2.º melhor entre as motos de MX2.
Chase Sexton lutou pela vitória na segunda corrida, alcançando o degrau intermédio do pódio numa manga em que Cooper esteve simplesmente exemplar ao ser o 4.º classificado e o melhor de MX2.
Na última corrida do dia, Tomac caiu na segunda curva mas Sexton arrancou bem e rodou sempre entre os da frente. O piloto da Honda acabou em 3.º enquanto que ET veio de trás para terminar em 6.º e selar assim o triunfo norte-americano.
Justin Cooper foi o vencedor individual no cômputo final da classe MX2 ao passo que Eli Tomac e Chase Sexton foram 2.º em MXGP e Open, respetivamente.
Os EUA recuperam assim o Troféu Chamberlain, 11 anos depois de Ryan Villopoto, Blake Baggett e Ryan Dungey terem triunfado em Saint Jean d’Angely… no longínquo ano de 2011!
Em 35 participações, os norte-americanos venceram 23 vezes e distanciam-se ainda mais da Grã-Bretanha no topo do ranking de países com mais triunfos no Motocross das Nações.
Ranking de países com mais vitórias no MXON
- 23 vitórias: EUA
- 16 vitórias: Grã-Bretanha
- 15 vitórias: Bélgica
- 7 vitórias: Suécia
- 6 vitórias: França
:.
(Foto: Yamaha USA)