MXGP: Tim Gajser e Jeffrey Herlings novos campeões do Mundo
Já são conhecidos os campeões do Mundo de 2016. Tal como era esperado Tim Gajser e Jeffrey Herlings selaram a conquista dos títulos em MXGP e MX2, respetivamente, logo nas primeiras mangas do GP das Américas, 17ª ronda do campeonato.
Em MXGP, Gajser apenas precisava de terminar à frente do seu mais direto rival, Antonio Cairoli, numa manga para fechar o título e suceder a Romain Febvre no topo do motocross mundial. E foi precisamente isso que o piloto da Gariboldi Honda fez na primeira manga realizada na Charlotte Motor Speedway ao ser quarto enquanto que Cairoli não foi além de um modesto 13º lugar, numa corrida onde andou sempre longe dos lugares da frente. Este é assim um completar de um ano de sonho para Gajser, que logo na estreia na categoria rainha vence o título isto depois de em 2015 ter sido campeão do Mundo de MX2.
Precisamente nessa classe, Jeffery Herlings garantiu a conquista do terceiro título mundial ao vencer a primeira manga. Herlings fecha assim com chave de ouro a sua última época em MX2 e numa temporada onde nas 16 rondas realizadas até ao momento venceu 13, tendo sido apenas superado nos Grandes Prémios em que esteve ausente devido à fratura de uma clavícula.