MXGP, Suiça: Pole de Jorge Prado em Frauenfeld
Com a vitória na corrida de qualificação do MXGP na pista suíça, o atual campeão Jorge Prado (GASGAS) reduziu a diferença para o líder do campeonato Tim Gajser (Honda) para somente 8 pontos. Regressos bem sucedidos de Maxime Renaux, quarto classificado e de Ruben Fernandez, oitavo.
O regressado Ruben Fernandez (Honda), fez o holeshot na corrida de qualificação RAM do MXGP , enquanto Brent van Doninck (Honda) e Jago Geerts ( Yamaha ) cairam e abandonaram na primeira volta. Fernandez conseguiu manter a liderança durante 3 voltas sobre Jeremy Seewer (Kawasaki) que alcançou a liderança, mas o suiço ficou preso nos sulcos profundos de uma curva para a direita e caiu para o 7º lugar.
Na 4ª volta Jorge Prado (GASGAS), que largou na terceira colocação, bateu Fernández para assumir a liderança, com Tim Gajser (Honda) e Jeffrey Herlings ( KTM ) logo atrás do piloto espanhol. Outro piloto regressado, o francês Maxime Renaux (Yamaha) acompanhou o ritmo dos primeiros desde o início.
Seewer voltou ao 5º lugar e lutou com Renaux pelo 4º lugar, mas uma volta e outro erro arruinaram os seus esforços. No final, o atual campeão Prado venceu com uma vantagem de 1,6 segundos sobre o líder do Campeonato do Mundo Tim Gajser e sobre Jeffrey Herlings . O espanhol reduziu assim a diferença para o líder do campeonato, de 9 para 8 pontos.
Hoje o dia foi de céu sem nuvens na área entre Winterthur e Kreuzlingen , mas a frente de chuva vinda da direção da Floresta Negra já está a aproximar e deve atingir a área ao redor de Frauenfeld nas primeiras horas da manhã de domingo.