MXGP: Shaun Simpson domina em Assen, Rui Gonçalves 7º
O piloto da Wilvo Forkrent KTM conquistou a primeira manga do GP da Holanda, 16ª ronda do MXGP. Nas difíceis areias do traçado de Assen, Simpson fez valer todas as suas aptidões neste tipo de piso para obter o primeiro triunfo do ano. O piloto britânico comandou a prova do princípio ao fim, numa corrida imaculada, onde nunca cometeu nenhum excesso.
Shaun Simpson rapidamente ganhou uma vantagem confortável sobre os seus oponentes, o que permitiu controlar a corrida pese embora a tentativa de Clement Desalle em se aproximar. O piloto da Kawasaki bem tentou, mas no final teve de se contentar com o segundo posto. No terceiro lugar ficou Glen Coldenhoff, que coroou assim uma corrida muito consistente. O piloto holandês chegou a esta posição, depois de aproveitar da melhor forma uma queda do seu colega na KTM, Antonio Cairoli, que foi quarto. Jeremy Van Horebeek foi o melhor representante da Yamaha ao completar o top cinco.
Já Rui Gonçalves demonstrou nas areias de Assen que continua a ser um dos bons especialistas deste piso, terminando a primeira corrida em Assen no sétimo posto, naquela que foi até ao momento a sua melhor classificação esta época. O piloto de Vidago rodou grande parte da corrida em sexto, mas acabou por ser ultrapassado por Max Nagl.
Nota ainda para o facto do líder do Mundial, Tim Gajser, não ter ido além do 12º lugar, depois de ter sentido muitas dificuldades na fase inicial da corrida. O campeão do Mundo, Romain Febvre, também esteve discreto e foi apenas 14º.