MXGP, República Checa: Tim Gajser vence corrida de qualificação
Em Loket, houve na tarde de sábado um duelo de cortar a respiração entre o líder do campeonato Tim Gajser e o atual campeão do mundo Jorge Prado, com o esloveno a sair por cima.
A primeira etapa do 13º Grande Prémio de MXGP de 2024, teve como ponto alto este sábado a corrida de qualificação de sábado vencida por Tim Gajser ( Honda ). O esloveno partiu atrás do rival espanhol e assumiu a liderança da manga de qualificação durante a primeira volta , liderando o grupo em todas as 13 voltas da corrida de qualificação. O Campeão Galego, por sua vez, segue por muito tempo atrás do piloto da HRC, muitas vezes chegando perto, mas nunca se tornando ameaçador o suficiente para preocupar o pentacampeão mundial. Atrás da dupla que também lidera a classificação do campeonato mundial, Jeffrey Herlings (KTM) , autor do melhor tempo na qualificação , nem sequer tentou acompanhar os líderes, contentando-se em verificar que Jeremy Seewer (Kawasaki) e Vlaanderen não o faziam.
Após cinco GPs, perdidos devido a uma lesão no polegar direito, Romain Febvre (Kawasaki) recuperou algumas posições após a largada, terminando à frente de Mattia Guadagnini (Husqvarna), que também foi quarto após a largada. Giuseppe Tropepe ( Honda ) esteve bem , largando fora do top 10, permanecendo por muito tempo na nona posição e terminando em décimo atrás de Glenn Coldenhoff (Fantic) e Valentin Guillod (Honda), 8º e 9º respectivamente.