MXGP: Mundial de motocross em Loket no fim de semana

Por a 19 Julho 2024 17:39

O Campeonato do Mundo de Motocross MXGP regressa à Europa este fim de semana, para o primeiro de cinco duelos ao longo de um período de seis semanas. Tim Gajser (Honda) no MXGP e Kay de Wolf (Husqvarna) na MX2 chegam à República Checa a liderar as respectivas categorias.

O clássico circuito Loketske Serpentiny, vulgarmente conhecido como Loket, recebe o MXGP da República Checa. A décima terceira ronda acontece numa altura em que a discusão pelos títulos do mundial estão bem acesos nas duas principais categorias.

da série 2024 será uma sorte para alguns, uma vez que os pilotos de elite do mundo se preparam para uma parte crucial da temporada na caça aos títulos do Campeonato do Mundo!

Joel Smets partilha o recorde de vitórias na geral no circuito com os também múltiplos campeões do mundo Stefan Everts e Antonio Cairoli, que venceram quatro provas cada um no pitoresco circuito checo. Três pilotos no ativo têm a oportunidade de igualar esse recorde, uma vez que Jorge Prado, Jeffrey Herlings e Romain Febvre conquistaram três troféus de vencedor em Loket.

MXGP – Gajser líder com Prado e Herlings mais próximos

Os “três grandes” do MXGP em 2024 juntaram-se como um acordeão durante os dois GPs nas ilhas indonésias, com Tim Gajser a manter uma vantagem de 34 pontos sobre Prado, com Herlings a aproximar-se e a ficar apenas a 17 pontos de distância. Aliás, foi precisamente  Herlings quem fez mais ‘estragos’ no calor, perdendo apenas três pontos nas quatro corridas de GP e nas duas Corridas de Qualificação RAM em Lombok, reduzindo a sua desvantagem para o detentor da placa vermelha em 20 pontos. O holandês precisa de continuar este progresso se quiser lutar por um sexto título mundial. Tim Gajser só ganhou uma única corrida em Loket, em 2017, mas nunca a geral, embora tenha subido ao pódio cinco vezes no total. Prado conquistou as vitórias da MX2 em 2018 e 2019, além da vitória da classe MXGP em 2021, quando dividiu as vitórias da corrida com o então companheiro de equipa Cairoli.

O piloto da Monster Energy Yamaha Factory MXGP, Calvin Vlaanderen, está numa sólida quarta posição no Campeonato depois de dois pódios consecutivos, e regressa ao local da sua mais recente vitória. Jeremy Seewer, da Kawasaki Racing Team, também já provou o champanhe em Loket.

 Romain Febvre, regressa à ação este fim de semana após uma pausa de cinco GPs para recuperar de uma lesão no polegar, e continua em sétimo lugar no Campeonato, atrás do homem da Fantic Factory Racing, Glenn Coldenhoff.  Três vezes vencedor de GPs neste circuito, com cinco vitórias em corridas, incluindo o veredito geral na época passada, mais as duplas vitórias em 2015 e 19, significa que ganhou mais aqui do que em qualquer outro lugar, e o francês pode muito bem colocar-se entre os principais candidatos à vitória, sem qualquer pressão no campeonato, praticamente perdido para ele.

MX2 – Kay de Wolf com 53 pontos de avanço sobre Coenen

O líder da MX2, Kay de Wolf, continua a segurar a placa vermelha, que tem sido sua desde o final da abertura da temporada na Argentina, mas o seu companheiro de equipa Lucas Coenen fez um fim de semana perfeito em Lombok de 60 pontos para se aproximar dos 49 pontos da liderança.  Será que o jovem belga pode manter a consistência em Loket? Simon Laengenfelder, ainda sem uma vitória para o seu nome esta época, está em terceiro lugar em pontos, mas a 18 de Lucas Coenen. A superfície dura poderá dar ao alemão a oportunidade perfeita para vencer.

A dupla da Red Bull KTM Factory Racing, Liam Everts e o atual Campeão Andrea Adamo ocupam o quarto e quinto lugar na classificação, e Adamo é o único piloto em MX2 este ano que pode reivindicar qualquer vitória passada aqui, uma vez que o italiano obteve uma impressionante  vitória na corrida do ano passado.  O terceiro piloto da equipa, Sacha Coenen, também estará ansioso por regressar à forma depois de um período tórrido no calor de Lombok, após as suas duas vitórias em GPs antes da viagem ao estrangeiro.

A estrela da Triumph Racing, Mikkel Haarup, também vai tentar continuar o seu ímpeto após o segundo melhor da carreira no MXGP de Lombok. O seu colega de equipa Camden McLellan também deverá estar forte no local da sua vitória no Campeonato EMX85 de 2018.

Campeonato de MXGP: 1. Tim Gajser (Honda), 608 Pontos; 2. Jorge Prado (GASGAS), 574; 3. Jeffrey Herlings (KTM), 557; 4. Calvin Vlaanderen (Yamaha), 429; 5. Jeremy Seewer (Kawasaki), 411; etc.

Campeonato de MX2: 1. Kay de Wolf (Husqvarna), 576 pontos; 2. Lucas Coenen (Husqvarna), 523; 3. Simon Laengenfelder (GASGAS), 509; 4. Liam Everts (KTM), 471; 5. Andrea Adamo (KTM), 455; etc.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x