MXGP, Jorge Prado (GASGAS): “O meu objectivo é saír da Suiça como líder”
O atual campeão de MXGP, o espanhol Jorge Prado (Red Bull GASGAS), vai para a Suíça no próximo fim de semana com um único objetivo: sair do fim de semana com a ‘placa vermelha’ de líder e torná-la ainda mais expressiva na ronda seguinte na Turquia.
“O meu objetivo é ir sempre para a vitória”, disse Prado. “Sempre que vou à corrida, vou tentar a vitória, mas no ano passado podia dar-me ao luxo de ficar no pódio e não ganhar o GP. Apenas tirei o melhor proveito disso porque tinha quase 100 pontos de vantagem. São muitos pontos para jogar e, com os meus bons arranques e boa condução no ano passado, consegui gerir muito bem essa diferença. Este ano é diferente, perdi pontos em Arco com o problema mecânico e 25 logo a seguir em Maggiora com a queda no arranque, por isso, são 35 pontos que perdi muito rapidamente e não é fácil, porque o Tim (Gajser) também está a rodar muito bem e muito consistente. Estamos a aproximar-nos, mas às vezes é preciso e esperamos que nas próximas rondas eu consiga rodar ao meu melhor nível, como estou a fazer agora, sem cometer erros e conseguir a placa vermelha.”
De facto, Prado começou a ter uma mentalidade semelhante à de Tim Gajser, com resultados de grande consistência desde que regressou da Indonésia: 3 vitórias, 8 segundos lugares e 1 terceiro lugar. O que é mais impressionante em Prado é que não está a cometer grandes erros como os seus rivais e tem parecido muito, muito calmo.
Embora seja Gajser quem detém atualmente a placa vermelha, Prado sabe que a pressão está toda do lado do homem da HRC, e o espanhol quer ter a certeza de que, se ele levar a placa vermelha, quer que tanto Gajser como Jeffrey Herlings estejam por perto para assistir, o que não aconteceu no seu título de 2023 devido a lesões dos rivais.
“O campeonato está apertado entre nós os três e é de alto nível. No ano passado, o Jeffrey (Herlings) lesionou-se na Alemanha, pelo que ficou de fora após metade da época, o Romain (Febvre) teve um acidente e o Tim não esteve presente, pelo que, neste momento, estamos todos em forma e os três a lutar pelo título. Estamos muito próximos, por isso não nos podemos dar ao luxo de cometer erros. O meu objetivo neste momento é começar em primeiro e manter-me nessa posição, que é a minha tática.”
Por isso, embora uma vitória na Suíça fosse agradável, o tricampeão do mundo também sabe que ser consistente, como tem sido nas últimas seis semanas, lhe pode trazer a placa vermelha.
Imagens: Red Bull Content Pool