MXGP, Holanda: Herlings leva tudo em Arnheim
Duplo triunfo do ídolo da casa Jeffrey Herlings, que soma 50 pontos e se aproxima dos rivais no campeonato. Prado fica a 9 pontos da ‘red plate’ e Gajser evita por pouco um naufrágio no mar de areias dos Países Baixos.
107 é o número de Grandes Prémios vencidos por Jeffrey Herlings (KTM) , pentacampeão mundial e ainda na disputa pelo título de 2024; destas, 15 foram vencidas na amigável areia em casa, com 9 vitórias em Valkenswaard, 3 em Assen, 2 em Lierop e agora 1 também em Arnhem , pista onde fracturou a clavícula no ano passado.
No entanto, após o duplo triunfo deste fim de semana, ‘The Bullet’ sai da Holanda ainda no terceiro lugar, mas agora a somente 35 pontos do líder do campeonato. Tim Gajser, bastante menos apreciador das pistas de areia. Posto isto, o Campeonato do Mundo de Motocross está agora ao rubro e quando estão por disputar quatro Grandes Prémios até ao desfecho em Castilla la Mancha (Espanha), no dia 29 de setembro, a pressão aumenta sobre o piloto esloveno do HRC, não só vinda de Herlings como do nº1 espanhol Jorge Prado. Mas… vamos ao que se passou na ronda holandesa.
The Bullet está imparável
A corrida é muito diferente desde o início e Herlings não foge de forma decisiva, apenas aproveita a margem de segurança necessária para controlar Prado, enquanto Gajser continua na esteira do espanhol até três voltas do final, quando escorrega e corre o risco de cair, sendo ultrapassado por Coldenhoff e Romain Febvre (Kawasaki), quinto após ultrapassar o companheiro Jeremy Seewer. O holandês tenta de todas as formas ultrapassar o piloto do HRC, o que lhe valeria o pódio mas apesar de uma última volta a 110%, com grande risco no salto final, não consegue passar e termina em quarto atrás de Herlings.
Jorge Prado (GasGas Factory Team)
Glenn Coldenhoff (Fantic) também venceu a partida da segunda manga, à frente de Tim Gajser (Honda), Jeffrey Herlings (KTM) e Jorge Prado (GASGAS). Herlings cometeu um erro no início da corrida e saiu da pista, permitindo que Prado herdasse o terceiro lugar. O atual campeão espanhol fez tudo para apanhar o líder do campeonato do mundo Tim Gajser (Honda), mas ele e Gajser quase colidiram no salto da meta, depois de Gajser ter executado um chicote para a esquerda e Prado para a direita. Esta foi uma chamada de atenção para Gajser. Ele reduziu a diferença para o líder Coldenhoff e assumiu a liderança na terceira volta, seguido por Prado e Herlings, que não se deixaram abater pelo líder esloveno do campeonato do mundo.
Na 7ª volta, Prado encontra espaço para ultrapassar Gajser e assume a liderança no interior de uma curva à esquerda. Agora, Jeffrey Herlings também partiu para o ataque. “The Bullet”, por seu lado, passou Gajser por fora para assumir o segundo lugar e aproveitou um pequeno erro de Prado para assumir a liderança na volta 8, que não abandonaria até ao final.
Antonio Cairoli (Ducati) começou a segunda corrida em 11º lugar, lutou para chegar ao 9º lugar, mas teve de abandonar a corrida na 6ª volta (presumivelmente devido a um problema técnico).
Tim Gajser (Team HRC)
Perto do final Tim Gajser falhou um salto, permitindo que Coldenhoff se aproximasse dele e do 3º lugar nas últimas voltas. Coldenhoff colocou todos os ovos no mesmo cesto, já que este duelo era também sobre um possível pódio para ele e Fantic. No final, porém, não foi suficiente. Gajser e Coldenhoff estavam empatados em pontos no final do dia com 38 pontos, mas o fator de desempate a favor de Gajser foi o seu melhor resultado na segunda corrida.
No final, Herlings venceu com confiança com uma vantagem de 9 segundos sobre Prado, Gajser e Coldenhoff e também se tornou vencedor do Grande Prémio com esta dupla vitória. Isto reduziu a diferença no topo da classificação. Prado conseguiu reduzir a sua desvantagem de 17 para 9 pontos no segundo lugar. Jeffrey Herlings, em terceiro lugar, reduziu a sua diferença para o líder do campeonato, Gajser, de 48 para 35 pontos.
As coisas estão, portanto, a ficar cada vez mais apertadas no topo da classificação e a 17ª etapa do Campeonato do Mundo de Motocross 2024 começa já no próximo fim de semana em Frauenfeld, Suíça.
Imagens: mxgp.com
Resultado MXGP, Arnheim
1. Jeffrey Herlings (KTM), 1-1
2. Jorge Prado (E), GASGAS, 2-2
3. Tim Gajser (SLO), Honda, 4-3
4. Glenn Coldenhoff (NL), Fantic, 3-4
5. Romain Febvre (F), Kawasaki, 5-5
6. Jeremy Seewer (CH), Kawasaki, 6-6
7. Andrea Bonacorsi (I), Yamaha, 7-9
8. Mattia Guadagnini (I), Husqvarna, 11-7
9. Kevin Horgmo (N), Honda, 8-10
10. Alberto Forato (I), Honda, 9-11
11. Jago Geerts (B), Yamaha, 10-13
12. Brian Bogers (NL), Fantic, 12-12
13. Brent van Doninck (B), Honda, 18-8
14. Maximilian Spies (D), KTM, 17-15
15. Cornelius Toendel (N), KTM, 13-33
16. Conrad Mewse (GB), Honda, 24-14
17. Calvin Vlaanderen (NL), Yamaha, 14-DNS
18. Antonio Cairoli (I), Ducati, 15-35 (DNF)
19. Tom Koch (D), KTM, 21-16
20. Jan Pancar (SLO), KTM, 20-17
21. Valentin Guillod (CH), Honda, 16-30
Campeonato
1. Tim Gajser (Honda), 801 pontos
2. Jorge Prado (GASGAS), 792, (-9)
3. Jeffrey Herlings (KTM), 766, (-35)
4. Calvin Vlaanderen (Yamaha), 550, (-251)
5. Jeremy Seewer (Kawasaki), 547, (-254)
6. Glenn Coldenhoff (Fantic), 495 (-306)
7. Romain Febvre (Kawasaki), 492, (-309)
8. Kevin Horgmo (Honda), 359, (-442)
9. Valentin Guillod (Honda), 306, (-495)
10. Brian Bogers (Fantic), 283, (-518)