MX2, França: Lucas Coenen vence manga de qualificação
O piloto belga de fábrica da Husqvarna venceu a corrida de qualificação de MX2 em St. Jean-d’Angély, à frente do francês Marc Antoine Rossi (GASGAS) e do líder do campeonato Kay de Wolf (Husqvarna). Liam Everts, que cruzou a linha de chegada no segundo lugar sofreu uma penalização e baixou ao quarto lugar.
Antes da corrida de qualificação de MX2 começou a chover, então a pista de St. Jean-d’Angély cedeu e os pilotos tiveram de enfrentar condições lamacentas. Os franceses Thibault Benistant e Tom Guyon cairam na qualificação, necessitaram de cuidados médicos e não puderam participar na corrida de qualificação.
Houve uma queda na primeira curva após o início da corrida de qualificação após Sacha Coenen ( KTM ) perder o controle da sua moto e cair no chão. O seu irmão gémeo, o piloto belga de fábrica da Husqvarna, Lucas Coenen, passou razoavelmente bem no primeiro trecho da pista , assumiu a liderança e depois controlou a corrida. Lucas venceu a corrida com uma vantagem de 20 segundos sobre o piloto de fábrica da Red Bull KTM, Liam Everts , e o francês Marc Antoine Rossi (GASGAS).
Para Lucas Coenen esta foi a segunda vitória numa corrida de qualificação nesta temporada. Após a corrida, porém, Liam Everts baixou ao quarto lugar devido a uma penalização. Detalhes sobre isso ainda não são conhecidos no momento. ‘ Liam ski’ fez o tempo de 1:46 minutos no treino, apresentou o tempo de volta mais rápido, começou a corrida de qualificação em 4º lugar e lutou para chegar ao P2 .
O líder do mundial Kay de Wolf foi contido um pouco no caos da primeira curva e teve que subir de P8. O holandês terminou em quarto, mas subiu a terceiro em virtude da penalização atribuida a Liam Everts .
Simon Längenfelder (GASGAS) teve uma má largada, mas ainda assim foi subindo lugares, bateu, entre outros, o piloto de fábrica da Yamaha Rick Elzinga e terminou a corrida em sétimo.