MXGP, Espanha: Jeffrey Herlings fez história em Arroyomolinos
Foi hoje batido o recorde de vitórias do lendário Stefan Everts. O autor da proeza foi Jeffrey Herlings que na pista espanhola de Arroyomolinos fez uma impressionante ‘dobradinha’, assinando na segunda manga a sua 102ª vitória em Grandes Prémios.
Na segunda manga de MXGP do Grande Prémio de Espanha, o piloto de fábrica da Yamaha , Jeremy Seewer , venceu o holeshot e assumiu a liderança. O suíço passou todo o fim de semana doente e lutou contra sua forma física devido a uma infecção por gripe. Na primeira corrida já tinha liderado as primeiras 5 voltas e caiu para o 8º lugar devido à perda de força .
Após o início da segunda corrida, a liderança entre Seewer e Fernandez mudou várias vezes de mãos, mas o altamente motivado herói local Ruben Fernandez (Honda) prevaleceu na frente do pelotão, para alegria dos eufóricos torcedores espanhóis.
Um pouco depois , Seewer também teve que deixar passar Mattia Guadagnini (GASGAS). O piloto de fábrica italiano GASGAS fez a corrida da sua vida em Espanha e terminou o dia com um resultado de 3-3 pela primeira vez na sua carreira no MXGP .
O líder do campeonato Jorge Prado (GASGAS) teve um mau arranque e iniciou a segunda corrida decisiva em sexto. O herói local conseguiu então ultrapassar Benoit Paturel (Yamaha), mas no final não conseguiu melhor do que o 5º lugar, o que não só foi uma amarga desilusão no que diz respeito à sua corrida em casa, como também teve um impacto enorme na as condições no topo da tabela do campeonato.
Ruben Fernandez (Honda) liderou durante 8 voltas antes do piloto de fábrica da Red Bull KTM Jeffrey Herlings , que havia começado no quarto lugar, gradualmente subiu e diminuiu a diferença para o espanhol. ‘The Bullet’ primeiro ultrapassou Seewer e depois Guadagnini . O holandês não hesitou em passar para a frente de Fernandez na volta 9.
Também nesta corrida, Herlings foi extremamente bem-sucedido no uso das linhas externas, das quais conseguiu obter tanta velocidade nas curvas que conseguiu todas as manobras de ultrapassagem. Herlings , uma vez na liderança, não desistiu e venceu o Grande Prémio de Espanha com 8 segundos de vantagem sobre Fernandez e o placar ideal de 50 pontos.
Com este triunfo, ‘The Bullet’ voltou a escrever a história do motocross em Espanha , pois foi também a 102ª vitória em Grandes Prémios da sua carreira. Isso colocou Jeffrey Herlings no topo da lista de todos os tempos , que até o momento era liderada pelo dez vezes campeão mundial Stefan Everts com 101 vitórias.
Por esta conquista, Herling recebeu um troféu especial do CEO da Infront Moto Racing, David Luongo, no pódio.
A vantagem de Prado no campeonato de MXGP caiu de 17 para 6 pontos no calor da Península Ibérica. O piloto da HRC Works, Ruben Fernandez, está agora em terceiro na classificação do campeonato e foi o terceiro no pódio do Grande Prémio com o segundo lugar na segunda corrida. Claro que o espanhol também beneficiou dos abandonos de Romain Febvre ( Kawasak i) e Maxime Renaux ( Yamaha ), ambos lesionados na qualificação para o Grande Prémio de Espanha .
Fotos: Red Bull Content Pool
Resultados de MXGP, GP de Espanha
1. Jeffrey Herlings (NL), KTM , 1-1
2. Mattia Guadagnini (I), GASGAS, 3-3
3. Ruben Fernandez ( ESP ), Honda, 5-2
4. Jorge Prado ( ESP ), GASGAS, 2 -5
5º Glenn Coldenhoff (NL), Yamaha , 4 -6
6º Jeremy Seewer (CH), Yamaha , 8-4
Campeonato de MXGP (após 6 corridas)
1º Jorge Prado ( ESP ), GASGAS, 294
2º Jeffrey Herlings (NL), KTM , 288, ( -6 )
3º Ruben Fernandez ( ESP ), Honda, 224, ( -70 )
4º Romain Febvre (F), Kawasak i, 214, ( -80 )
5. Maxime Renaux (F), Yamaha , 202, ( -9 2)
6. Calvin Vlaanderen (NL), Yamaha , 191, ( -103 )