MXGP, Espanha, Corrida 1: Vitória tranquila de Jorge Prado
Com uma corrida impressionante do início ao fim, o piloto espanhol, atual campeão e herói local Jorge Prado venceu a primeira manga da classe MXGP na Galiza, enquanto o líder do campeonato do mundo Tim Gajser (Honda) teve uma saída de pista que o atrasou.
Jorge Prado (GASGAS) dominou a primeira manga do Grande Prémio da Galiza. O espanhol assumiu imediatamente a liderança e não a abandonou até final.
Romain Febvre (Kawasaki) conseguiu acompanhá-lo de perto por muito tempo e ficou em segundo, à frente do holandês Calvin Vlaanderen (Yamaha), que sentiu a pressão na fase final de Jeffrey Herlings, que voltou forte após uma má partida.
Porém, Herlings foi prejudicado por retardatários na fase final da corrida, perdendo a possibilidade de alcançar o terceiro lugar. O suiço Jeremy Seewer completou os cinco primeiros.
O atual líder do campeonato Tim Gajser (Honda) lutou para voltar ao top 10 e após 6 voltas alcançou Brian Bogers e Valentin Guillod no 6º e 7º lugares, mas após uma ultrapassagem com sucesso saiu completamente da pista e teve que ficar para trás dos dois adversários e reentrar na corrida. O esloveno treminou em sexto, uma posição à frente do holandês Glenn Coldenhoff (Fantic), sétimo depois de uma largada medíocre.
Valentin Guilod e Pauls Jonass, ambos em Honda terminaram em oitavo e nono lugares, respectivamente, com Brian Bogers (Fantic) a fechar as contas do Top 10.
Com a vitória de Prado na primeira corrida e o sexto lugar de Gajser, os líderes do campeonato mundial voltaram a aproximar-se. Gajser liderava a tabela antes do MXGP da Galiza com uma vantagem de 14 pontos, que agora diminuiu para 3 pontos em relação a Jorge Prado.