MXGP, Corrida 1: Triunfo de Herlings após contacto
Uma colisão com um piloto atrasado atirou o piloto de fábrica da Red Bull KTM, Jeffrey Herlings, para trás, mas depois da queda “The Bullet” disparou para a frente como um tiro e acabou por vencer a primeira corrida em grande estilo.
Na primeira manga da classe MXGP em Lommel, o atual campeão espanhol e pole-sitter Jorge Prado (GASGAS) fez o holeshot à frente de Jeremy Seewer (Kawasaki), Calvin Vlaanderen (Yamaha) e Jeffrey Herlings (KTM). Herlings prevaleceu sobre Seewer e Vlaanderen na fase inicial e ficou em segundo lugar, com Prado a conseguir uma liderança sólida nas primeiras voltas. A meio da corrida, a sua vantagem sobre Herlings era superior a 10 segundos.
No entanto, na segunda metade da corrida, Herlings aumentou realmente o ritmo e os seus tempos por volta passaram a ser 4 segundos mais rápidos (!) do que os dos líderes. Como resultado, conseguiu reduzir a diferença para Prado a passos largos, mas um piloto atrasado cruzou a sua linha, levando a uma colisão e queda. Herlings, que tinha magoado o joelho no acidente, conseguiu recuperar rapidamente, mas a sua diferença aumentou para 17 segundos na sequência do incidente.
A corrida parecia ter sido decidida a favor de Prado, mas “The Bullet” agora conduzia como um louco com tempos de volta espectaculares. Em poucas voltas, Prado estava à vista e, antes do espanhol se aperceber da situação, o holandês já o tinha ultrapassado e assumido a liderança. Enquanto estava na liderança, Herlings cometeu um erro e parou o seu motor, mas a corrida estava decidida a seu favor. Prado teve de se contentar com o segundo lugar.
O líder do campeonato do mundo, Tim Gajser (Honda), não lidou bem com as condições desta corrida depois de um arranque medíocre e teve de limitar os danos no 5º lugar. Este facto aproximou o topo da classificação. A liderança de Gajser no topo da classificação diminuiu de 36 pontos à frente de Lommel para 28 pontos. Jeffrey Herlings, em terceiro lugar, conseguiu reduzir a diferença de 55 para 45 pontos com a sua vitória na corrida.
Calvin Vlaanderen (Yamaha) terminou em terceiro nesta corrida, à frente de Romain Febvre (Kawasaki). O piloto de fábrica da Yamaha, Jago Geerts, não estava na grelha porque aparentemente ainda não está apto para uma corrida do Campeonato do Mundo.
Resultado da Corrida 1 de MXGP:
1. Jeffrey Herlings (KTM)
2. Jorge Prado (E), GASGAS
3. Calvin Vlaanderen (NL), Yamaha
4. Romain Febvre (F), Kawasaki
5. Tim Gajser (SLO), Honda
6. Glenn Coldenhoff (NL), Fantic
7. Kevin Horgmo (N), Honda
8. Andrea Bonacorsi (I), Yamaha
9. Brian Bogers (NL), Fantic
10. Jeremy Seewer (CH), Kawasaki
11. Tom Koch (D), KTM
12. Alberto Forato (I), Honda
13. Benoit Paturel (F), Yamaha
14. Conrad Mewse (GB), Honda
15. Maximilian Spies (D), KTM
16. Mattia Guadagnini (I), Husqvarna
17. Brent van Doninck (B), Honda
18. Kevin Brumann (CH), Husqvarna
19. Adam Sterry (GB), KTM
20. Boris Blanken (NL), Fantic
21. Jan Pancar (SLO), KTM
22. Ivo Monticelli (I), Beta
23. Cato Nickel (D), Husqvarna
24. Josh Gilbert (GB), KTM
25. Valentin Guillod (CH), Honda
…
DNF: Jago Geerts (B), Yamaha
DNF: Isak Gifting (S), Yamaha
DNF: Cornelius Toendel (N), KTM