MXGP: Clement Desalle e Pauls Jonass triunfam
Pelo segundo ano consecutivo a pista russa de Orlyonok – arredores de Sochi – acolheu um evento do Mundial de Motocross (MXGP), no caso a sexta ronda da temporada de 2018, que teve a particularidade de não disputar-se durante o fim de semana, como é habitual, mas sim no dia 1 de maio, feriado nacional na Rússia, pois é comemorado o dia do Trabalhador e da Primavera.
Na classe rainha, MXGP, o triunfo no evento ficou para Clement Desalle que assim ofereceu a primeira vitória do ano à Kawasaki e interrompeu um domínio de cinco vitórias consecutivas para a KTM. Desalle conquistou a primeira manga do dia e na contenda decisiva quedou-se pelo segundo lugar para assim garantir a vitória no Grande Prémio. Curiosamente o piloto belga já havia vencido na Rússia em 2017.
Jeffrey Herlings, vencedor da segunda manga, ficou com a posição intermédia do pódio e a dois pontos do triunfo. Antonio Cairoli completou o pódio e viu no campeonato aumentar a desvantagem face ao líder e colega de equipa na KTM, Jeffrey Herlings. Os dois pilotos estão agora separados por 23 pontos. Nota ainda para o facto dos antigos campeões do mundo, Romain Febvre e Tim Gajser, terem fechado o top cinco.
Em MX2, Pauls Jonass dominou sem contestação, venceu as duas corridas, e regressou às vitórias, quarta do ano, após dois triunfos consecutivos de Jorge Prado. Desta feita o piloto da KTM foi segundo, enquanto o seu colega alargou a vantagem no campeonato. São agora 20 os pontos a separar os dois homens da marca laranja. Tal como Clement Desalle, em MXGP, também Pauls Jonass bisou em Orlyonok. Ben Watson foi terceiro.
A próxima ronda do Mundial será o Grande Prémio da Letónia, em Kegums, e terá lugar no fim de semana de 12 e 13 de maio.