MX2, República Checa: Lucas Coenen voa para a pole
O belga larga de trás, roda como um louco e marca 10 pontos na corrida de qualificação da República Checa, levando para casa a quinta pole do ano.
Lucas Coenen (Husqvarna) não poderia ter feito melhor , atualmente em segundo lugar na classificação do mundial, atrás do companheiro de equipa Kay de Wolf, placa vermelha MX2 desde a primeira rodada na Argentina, vencendo a qualificação, levando para casa os 10 pontos em disputa pelo primeiro lugar, ficando a 44 da placa vermelha .
O autor da pole largou em sétimo atrás do irmão Sacha (KTM), que mais uma vez teve a melhor largada, seguido por Simon Langenfelder (GASGAS), a dupla da Yamaha formada por Rick Elzinga e Karlis Reisulis e por Liam Everts (KTM). Quinto após uma volta, Coenen segue Everts , enquanto de Wolf cai e reinicia em 12º. Lucas ultrapassa Everts após mais três ultrapassagens, ultrapassando Elzinga na quinta, assumindo a terceira posição atrás de Sacha e Langenfelder, com o alemão a assumir a posição após uma fase inicial em vantagem para o piloto da KTM.
Andrea Adamo (KTM), que era décimo na largada, recupera furiosamente e sobe novamente ao sexto lugar, rodando com determinação. Coenen ataca Langenfelder e ultrapassa-o, seguindo na esteira do irmão que cede a liderança a quatro voltas do fim, enquanto Adamo leva a melhor sobre Elzinga e sobe novamente ao 5º lugar. No final, Everts leva a melhor sobre Langenfelder, que terminou em quarto, atrás dos irmãos Coenen, primeiro e segundo sob a bandeira quadriculada, à frente do filho do lendário Stefan Everts, com De Wolf em sexto. Adamo sofre uma queda que o relega ao 9º lugar , enquanto Ferruccio Zanchi ( Honda ) é 10º depois de uma largada perto da vigésima posição.