MX2 Portugal, Liam Everts: “Este triunfo tem um sabor especial”
O MXGP voltou ao solo vermelho de Águeda para a 5ª jornada do campeonato do mundo. As fortes chuvas garantiram que o percurso fosse difícil, esburacado, lamacento, traiçoeiro e criou condições de pilotagem escorregadias e técnicas que foram pesadas tanto para pilotos como máquinas.
Em destaque durante todo o fim de semana esteve Liam Everts. No sábado, o vencedor do Grande Prémio de MX2 anterior, conquistou a pole position depois de vencer a RAM Qualification Heat.
Nas duas corridas de MX2 do fim-de-semana, o jovem belga de 19 anos, filho do dez vezes campeão mundial Stefan Everts e neto do quatro vezes campeão mundial Harry Everts, enfrentou com brilhantismo o lamaçal de Águeda e chegou a uma dupla vitória (1/1), subindo assim ao 3º lugar na classificação do campeonato do mundo.
“Esses são os tipos de fins de semana com os quais sonhamos. Tudo corre tão bem quando temos estes resutados, sentimo-nos bem e estamos completamente focados na moto e na pista. Esses dias não acontecem com frequência. Sei que se ganham campeonatos em dias difíceis como este. Sei que virão outros dias mais difíceis, mas este triunfo teve um sabor especial.” Disse Liam Everts.
De Portugal o campeonato do mundo segue para Espanha para a sexta ronda e depois para norte, para St Jean D’Angely, para o Grande Prémio de França, de 18 a 19 de maio. O Grande Prémio da Galiza inaugurará o circuito de Lugo no próximo fim de semana.
Campeonato de MX2 2024 (após 5 de 20 rondas)
1. Kay de Wolf (HOL) Husqvarna, 246 pontos
2. Simon Laegenfelder (ALE), GASGAS, 216
3. Liam Everts (BEL), Red Bull KTM Factory Racing, 188