MX2, Itália, Corrida 1: Jago Geerts escapa às quedas e vence
O piloto belga líder do campeonato Jago Geerts (Yamaha) venceu a primeira corrida de MX2 à frente de Stephen Rubini (Honda) e Isak Gifting (KTM).
A primeira corrida de MX2 em Maggiora aconteceu em condições difíceis. A chuva deixou a pista com sulcos e lamacenta, embora não tenha chovido durante a corrida. O herói local Mattia Guadagnini (GasGas) venceu o holeshot na frente de Tom Vialle (KTM , mas logo na 3ª curva o italiano enfiou as duas rodas em dois sulcos diferentes, caiu e causou uma reação em cadeia que também envolveu Vialle, Benistant e vários outros pilotos numa queda colectiva.
O belga líder do campeonato Jago Geerts (Yamaha) conseguiu ficar de fora do caos da primeira volta, assumiu a liderança e afastou-se gradualmente para vencer a primeira ‘manga’ por uma margem de 9 segundos. Após a queda na primeira volta, Guadagnini caiu várias vezes, dobrou o guiador e teve que abandonar a corrida.
Performances incríveis foram mostradas por Stephen Rubini (Honda) em segundo lugar e Liam Everts . Everts beneficiou de várias quedas de Kay de Wolf ( Husqvarna ), mas nestas condições a consistência compensou no final. Tom Vialle ( KTM ) teve muito trabalho depois dos problemas na primeira volta, teve problemas de visão no final e não conseguiu ultrapassar Everts. Depois de uma largada medíocre no meio do pelotão, o piloto alemão de fábrica da GasGas Simon Längenfelder mostrou espírito de luta e acabou a bater Tom Guyon , Kay Karssemakers e Mikkel Haarup, terminando a corrida em 6º lugar.