MX das Nações: França renova título de Campeã
Por apenas um ponto, a França voltou a conquistar este domingo, pelo terceiro ano consecutivo, o prestigiado Motocross das Nações, que teve este ano a sua 70ª edição. O traçado de Maggiora, em Itália, assistiu a uma derradeira corrida verdadeiramente emocionante e onde Jeffrey Herlings, dominou inicio a fim a prova onde alinharam as categorias MXGP e Open.
A vitória de Herlings não foi suficiente para levar a Holanda ao título já que o sétimo lugar de Glenn Coldenhoff, deixou a equipa holandesa com 30 pontos, menos um que a França que viu Romain Febvre terminar em quarto, enquanto Gautier Paulin foi 11º.
Contudo a vitória da equipa gaulesa só foi garantida a duas voltas do final quando o norte americano Cooper Webb que seguia na quarta posição, caiu e foi ultrapassado por Febvre, acabando por descer ao 10º lugar desta terceira corrida o que fez com que a equipa norte americana terminasse esta edição do Motocross das Nações no terceiro lugar com 33 pontos.
Em termos individuais a vitória na categoria MXGP ficou para Antonio Cairoli, que levou ao delírio os muitos tiffosi presentes em Maggiora. Já em MX2 o triunfo ficou nas mãos de Jeremy Van Horebeek, piloto belga que fez uma ‘perninha’ à categoria mais baixa, pois habitualmente compete em MXGP. Por último na categoria Open foi Jeffrey Herlings a subir ao lugar mais alto do pódio.
Quanto à selecção de Portugal, que foi representada por Rui Gonçalves, Hugo Basaúla e Paulo Alberto, fechou o Motocross das Nações no 21º lugar, depois de ter falhado o acesso às mangas finais por apenas um ponto.