Liam Everts, MX2: “Carregar este nome tem sido um peso sobre os meus ombros”
Apenas no seu segundo ano no campeonato do mundo de Motocross, Liam Everts está na luta pelo título de campeão do mundo de MX2.
Filho de Stefan Everts (10 vezes campeão mundial) e neto de Harry Everts (4 vezes campeão mundial), o piloto oficial da Red Bull KTM admite que há um outro lado sobre o nome que está gravado na sua camisola.
“Já me sinto feliz por vencer três Grandes Prémios, não me preocupo muito com o título mundial porque esse não era o objetivo para este ano. Esta temporada queria apenas rodar nos lugares do pódio, e isso eu já consegui. Seja de que maneira for, a minha época já foi um sucesso.”
Por isso, Liam já se habituou a lidar com a pressão: “o facto de o meu apelido ser Everts é um grande fardo sobre os meus ombros. Sou confrontado com isso muitas vezes e não é fácil. Aprendi a gerir esta situação”.
“Sobretudo nos últimos seis meses, comecei a refletir sobre isto de maneira muito mais serena. Sou acompanhado por um psicólogo e o facto de os resultados estarem a aparecer obviamente ajuda” diz o belga.
Stefan Everts decidiu recuar um pouco em relação à carreira do seu filho: “o início da época foi difícil para o Liam. Depois de reunirmos em família com o meu pai Harry, decidimos que eu iria estar menos próximo do Liam. A pressão extra que eu exercia sobre ele era por vezes demasiada. E foi logo no Grande Prémio da Suíça que se notaram as primeiras melhorias no rendimento do Liam.”
No seguimento das palavras de Stefan, Liam Everts reforça que “o meu pai está menos presente nos treinos e tenho sido mais acompanhado pelo meu avô Harry. Ele é muito importante para mim. É com ele que sou mais parecido, somos mais calmos. Não foi fácil tomar a decisão mas estávamos numa fase em que o que se passava na pista era discutido na cozinha de nossa casa.”
Não foi fácil Stefan adaptar-se à ideia: “foi muito difícil dar um passo atrás. Mas, por vezes, menos é melhor. E é claro que acho muito bem que gosto que o Liam e o seu avô se entendam assim tão bem. E acho que é muito especial para o meu pai ver o seu neto querer estar mais tempo com ele”.
Liam Everts tem 48 pontos de desvantagem para Andrea Adamo na luta pelo título mundial de MX2 quando faltam apenas duas rondas para terminar o campeonato do mundo de Motocross… a penúltima etapa disputa-se este fim-de-semana em Maggiora, Itália!
:.
(Foto: Ray Archer)