Freestyle Motocross: Triplo backflip fatal para Jayo Archer
Aos 27 anos de idade, Jayo Archer não resistiu aos ferimentos resultantes de uma queda a treinar o triplo “backflip”.
Jayden “Jayo” Archer era um piloto de Freestyle Motocross e em 2022 foi o primeiro a conseguir realizar um triplo “backflip” em competição.
O australiano era um atleta medalhado nos X Games, os jogos olímpicos dos desportos radicais. Conhecido por ser um dos mais inovadores pilotos da sua geração, Archer era uma das estrelas dos espetáculos Nitro Circus de Travis Pastrana.
Pastrana disse à ESPN: “O Jayo cresceu numa altura em que os desportos radicais estavam no seu auge e ele sempre quis fazer as manobras mais difíceis como o duplo e o triplo backflip, apesar de não haver muitos eventos capazes de criar condições para essas manobras. Ele levantava-se todas as manhãs às 4.00h e ia para o ginásio para treinar antes de pegar na sua moto para praticar as suas manobras. Quando ele esteve na minha casa a treinar, foi um grande modelo para as minhas filhas. Era um grande ser humano“.
Apenas três pilotos “aterraram” um triplo “backflip” até hoje e Jayo Archer foi o primeiro em Brisbane em 2022. Será para sempre recordado como o pioneiro! Que a sua alma descanse em paz.
:.
(Foto: Facebook Nitro Circus)