Febvre vence GP da Europa na ‘negra’
Depois de uma primeira manga marcada por alguns erros que o impediu de chegar à vitoria, Romain Febvre (Yamaha) mostrou o seu verdadeiro estofo de campeão ao vencer a segunda manga e o Grande Prémio da Europa de MXGP, na última volta. O francês, nem começou bem a segunda e derradeira corrida em Valkenswaard, ao voltar a cometer um erro que o atirou para o terceiro lugar.
Na frente Toni Cairoli (KTM), mostrou que tinha ainda uma palavra a dizer nas contas pela vitória no Grande Prémio da Europa de MXGP e assinou a ‘Holeshot’ levando na sua roda, Tim Gajser (Honda Gariboldi) vencedor da primeira manga.
O piloto esloveno, que se apresentou bastante forte na prova de Valkenswaard, acabou por ultrapassar Cairoli ainda na primeira volta, mas uma queda no inicio da segunda levava Gajser a oferecer de bandeja a liderança ao veterano piloto da KTM caindo para a sexta posição.
Aproveitando o deslize de Gajser, Romain Febvre (Yamaha) assumia a segunda posição, contudo o francês, depois de ter acumulado mais um erro, viu o seu companheiro de equipa, Jeremy Van Horebeek, roubar-lhe o lugar. Contudo o campeão do Mundo, fez pela vida e voltou a assumir a segunda posição. No entanto o golpe de teatro aconteceu mesmo nas duas voltas finais, quando, Febvre, verdadeiramente endiabrado, chegou perto de Cairoli que parecia já esgotado fisicamente devido à dureza do percurso. Assim na última volta o piloto da Yamaha assumiu a liderança para garantir a vitória na segunda manga e no Grande Prémio da Europa, reforçando assim o comando do Mundial.
A próxima prova do Mundial de MXGP está agendada para o fim de semana de 9 e 10 de abril na Argentina.