Europeu Motocross, França: Tomás Santos pontua, Leonardo Gaio azarado
O circuito gaulês de Saint Dié des Vosges acolheu a segunda ronda da zona sudoeste do campeonato da Europa de Motocross nas classes EMX85 e EMX65. A representar Portugal estiveram Tomás Santos e Leonardo Gaio, líderes das respectivas classes no Nacional de MX.
Na categoria EMX85, Tomás Santos teve de passar pela repescagem para garantir o apuramento depois de uma queda feia na corrida qualificação.
Com um mau lugar na grelha de partida, o piloto da KTM tentou chegar aos pontos na primeira manga mas sofreu nova queda quando rodava em 19.º e cortou a meta na 25.ª posição.
Na segunda corrida, o jovem de Tomar voltou a lutar apesar de um arranque difícil. Desta vez, Santos não teve tantos azares e o 20.º posto garantiu-lhe um ponto para o campeonato.
Por sua vez, Leonardo Gaio vinha motivado de Itália onde, na semana anterior, havia marcado quatro pontos na jornada de abertura da zona sudoeste na classe EMX65.
Na primeira manga, o piloto da Yamaha arrancou nos 20 primeiros e aí se manteve até à duas voltas do fim. Infelizmente, perdeu algumas posições nos instantes finais e cortou a meta em 21.º.
Na última corrida do dia, “Leo” saiu bem da grelha e chegou a rodar no Top 15 mas duas quedas atiraram-no para a 32.ª posição. Na classificação geral, o jovem de Gondomar foi 26.º.
A próxima ronda do campeonato da Europa de Motocross nas categorias EMX65 e EMX85 tem lugar em Talavera de la Reina (Espanha) nos dias 21 e 22 de Maio para, no fim-de-semana seguinte, ser Fernão Joanes (Guarda) a receber a caravana desta competição.
:.
(Foto: vosgesmatin.fr/Photos Léa Didier)