CN Supercross, V.B. Quires, SX Elite: “Aldeia Rotativa” é território de Paulo Alberto
Três rondas do campeonato nacional de Supercross, três triunfos de Paulo Alberto em SX Elite!
No regresso de Vila Boa de Quires (Marco de Canaveses( ao calendário, Paulo Alberto começou por vencer os duelos “Head to Head” mas, desta vez, com uma fortíssima oposição de Hugo Basaúla. Os dois tocaram-se numa das curvas e, mesmo com um forte corte no polegar, o piloto da Yamaha levou consigo os 3 pontos.
Na Final de SX Elite, o n.º 211 aplicou a mesma “receita” de sempre: o “holeshot” foi seu, liderou todas as 21 voltas e venceu com 15,3 segundos de vantagem sobre Hugo Basaúla.
O circuito da “Aldeia Rotativa” é território de Alberto. O leiriense tem agora 8 triunfos nesta pista e não perde aqui uma corrida desde 2008! Até a estrada que vai dar a Vila Boa de Quires é a EN 211!
O piloto da Fantic continua a evoluir com a sua nova moto mas ainda não foi desta que conseguiu contrariar a senda vitoriosa de Alberto. O “Basa” mostra-se cada vez mais à vontade com marca italiana e a prová-lo está a a enorme batalha com PA no duelo “Head to Head” e o facto de ter sido o autor da “pole position” nos treinos cronometrados.
A luta pela 3.ª posição foi o grande foco de interesse da corrida e chegou a envolver 6 pilotos em simultâneo: Fábio Costa, Afonso Gomes, Pedro Rino, André Sérgio, Francisco Salgado e Ricardo Freire.
Fábio Costa parecia caminhar para mais um pódio mas dois erros fizeram-no perder esse lugar para Afonso Gomes. O piloto da GasGas ainda ultrapassou o conimbricense mas uma aparatosa queda nos whoops a duas voltas do fim relegaram-no para 8.º.
Com isto, Gomes alcançou o seu primeiro pódio de sempre na classe SX Elite aos 16 anos de idade! O piloto da Yamaha saiu da grelha em 7.º mas, mais uma vez, fez uma corrida de trás para a frente e alcançou a 3.ª posição. Além disso, o n.º 141 venceu o duelo com Costa e conquistou 1 ponto extra no “Head to Head”.
Francisco Salgado esteve bem melhor que nas rondas anteriores e rodou sempre no grupo que batalhou pelo 3.º lugar. O piloto de Vila Nova de Famalicão foi super consistente e a aposta valeu bem a pena já que conquistou um excelente 4.º posto atrás de três pilotos oficiais!
A fechar o Top 5, Alex Almeida foi “certinho” de início ao fim e, depois de arrancar em 10.º foi paulatinamente subindo na classificação, tirando partido dos erros dos seus adversários com muita inteligência. Tal como Gomes e Salgado, também Almeida conquistou em Vila Boa de Quires o seu melhor resultado de sempre no CNSX.
A completar o Top 10 terminaram Ricardo Freire, André Sérgio – vítima de uma indisposição que o levou a vomitar em andamento, sofrendo depois uma queda – Fábio Costa, Martim Palma e Joan Rosell.
Pedro Rino rodou quase metade da corrida na 4.ª posição, aguentando muito bem a pressão do grupo que o perseguia. Infelizmente, uma queda no final dos whoops fê-lo perder muito tempo. O piloto de Leiria cortaria a meta em 11.º.
O campeonato nacional de Supercross prossegue no dia 5 de Agosto em Poutena, no concelho de Anadia.
:.
(Foto: Luís Duarte/FMP)