CN Motocross, Moçarria, MX2: Segundo triunfo do ano para Fábio Costa
Os dois “suspeitos do costume” discutiram entre si a vitória na classe MX2 do campeonato nacional de Motocross, este domingo na Moçarria.
Eric Tomás (3./1.º) venceu as duas mangas da prova ribatejana mas teve de pagar por um erro cometido na primeira corrida: o líder do campeonato não cumpriu o regulamento numa zona de bandeiras amarelas e foi penalizado em duas posições.
Fábio Costa (1.º/2.º) não desperdiçou a oportunidade e na segunda manga arrancou na frente determinado em conquistar a “dobradinha”. Ultrapassado por Tomás à terceira volta, o piloto da GasGas rodou de forma inteligente para segurar a vitória na classificação geral e assim ganhar 2 pontos ao espanhol no campeonato.
Henrique Benevides (2.º/3.º) foi uma das revelações do dia. O piloto da Yamaha rodou algo pressionado por Afonso Gomes (4.º/4.º) em ambas as mangas mas o açoriano esteve sempre muito seguro de si e nunca cedeu, acabando por se destacar sempre do seu adversário para subir ao pódio ao lado de Costa e Tomás.
4.º na classificação geral, Gomes conquistou a sua melhor pontuação da temporada terminando o dia na frente de Martim Espinho (5.º/5.º). O ribatejano sofreu uma violenta queda na volta de abertura da segunda manga quando era 2.º e teve de fazer uma corrida de trás para a frente.
Tomás Clemente (6.º6.º) também teve a sua melhor prestação da época – tendo sido o autor do “holeshot” na manga inicial. A completar o Top 10 ficaram Francisco Salgueiro Jr. (8.º/7.º), David Fernandes (10.º/9.º), Alex Almeida (9.º/10.º) e Tomás Santos (12.º/8.º), ele que foi o vencedor da classe MX125 Júnior.
De realçar a ausência nesta prova de Sandro Lobo, vítima da fractura num pulso na passada quarta-feira em treinos, ficando assim o piloto da Yamaha arredado da hipótese de continuar no campeonato numa altura em que era 3.º em MX2 e 1.º em MX125 Júnior.
O nacional de Motocross prossegue no dia 28 de Maio em Fernão Joanes, Guarda.
:.
(Foto: Rúben Policarpo)