CN Motocross, Granho, MX1: Luís Outeiro triunfa após penalização a Paulo Alberto
Em pleno “coração” do Ribatejo, Granho foi este domingo o palco da ronda de abertura do campeonato nacional de Motocross na classe MX1.
Apesar da oposição de Luís Outeiro – mais forte na segunda manga do que na primeira – Paulo Alberto venceu as duas mangas mas viria a ser penalizado em duas posições na última corrida do dia por saltar numa zona de bandeira amarela agitada.
Desta forma, Outeiro triunfou na classificação geral e saiu do Granho na liderança do campeonato de MX1 mas apenas com 1 ponto de vantagem para Alberto pelo facto de o leiriense ter amealhado os 10 pontos para o vencedor da corrida de qualificação da manhã, uma novidade no CNMX em 2024.
Afonso Gomes (3.º/3.º) estreou-se na classe MX1 com um excelente degrau mais baixo do pódio. O jovem de Coimbra foi extremamente consistente nas duas corridas, batalhando pelo 3.º posto na geral até ao fim com Bruno Charrua (4.º/4.º). O piloto da Husqvarna teve esta posição na sua posse até a duas voltas do fim da segunda manga mas uma queda deixou-o de fora do pódio.
Depois de vários anos a competir em MX2, Henrique Benevides (6.º/7.º) regressou à cilindrada maior para começar a época com um Top 5, terminando o dia empatado com Francisco Salgado (5.º/8.º), autor de uma muito boa prestação na corrida inaugural, e um ponto na frente do espanhol Jose Feijoo (8.º/6.º).
Azarado esteve André Sérgio (10.º/5.º). O piloto da Beta rodou na 3.ª posição quase até final da primeira manga mas seria forçado a abandonar na fase final. Na última corrida do dia, o ribatejano também ocupou o 3.º posto mas sofreu de novo problemas e acabou por descer para 5.º.
David Fernandes (9.º/9.º) foi o 9.º classificado na geral enquanto que Micael Luís (12.º/10.º) fechou o Top 10 absoluto e triunfou entre os pilotos da classe MX Veteranos.
O campeonato nacional de Motocross prossegue nos dias 11 e 12 de Maio em Casais de Santo Quintino, concelho de Sobral de Monte Agraço.
:.
(Foto: Ruben Policarpo)