CN Motocross, Granho, MX1: Alberto aguenta pressão de Outeiro e Peixe
Paulo Alberto teve de lutar mas saiu do Granho com mais uma “dobradinha” em MX1.
Mal a grelha caiu na manga destinada às classes MX1 e MX Veteranos, Sandro Peixe saltou de imediato para a liderança, levando atrás de si Paulo Alberto e Luís Outeiro.
O piloto da KTM estava determinado em conseguir um triunfo “em casa” e resistiu à pressão dos dois pilotos da Yamaha durante 18 dos 25 minutos de corrida.
No entanto, Alberto encontrou o momento e o sítio certo para roubar o comando da prova a Peixe e, assim que o fez, tentou logo ganhar algum avanço sobre os seus adversários.
Duas voltas depois, o ribatejano perdeu o 2.º posto para Outeiro, ele que partiu em perseguição de Alberto. O campeão nacional de MX Elite em título esteve muito forte na reta final da prova e cortou a meta apenas 1,3 segundo do vencedor.
Peixe não aguentou o ritmo do duo da frente mas manteve a 3.ª posição até final. No seu regresso à competição, Hugo Basaúla foi 4.º de início ao fim mas, naturalmente, acusou alguma falta de ritmo.
Joel Costas fechou o Top 5 na frente de Hugo Santos – vencedor de MX Veteranos – de Francisco Salgado, Pedro Costa, Firmino Salazar e Carlos Faustino.
Na manga de MX Elite – também pontuável para MX1 – Paulo Alberto arrancou na frente e, apesar da pressão inicial de Sandro Peixe, o piloto da Yamaha rumaria a uma tranquila vitória.
O natural da Glória do Ribatejo ainda acompanhou o ritmo do leiriense durante algumas voltas mas, a cinco voltas do fim, acabaria por ser ultrapassado por Luís Outeiro.
O jovem de Alqueidão teve novamente uma excelente reta final da manga, superando o piloto da “casa” já com a meta à vista.
Desta vez, Hugo Basaúla chegou a ocupar o 2.º posto mas o multi-campeão nacional de Motocross e Supercross optou por não arriscar muito e o 4.º lugar foi seu até aí cair da bandeira de xadrez. Joel Costas voltou a ser 5.º.
Na classificação geral de MX1, Paulo Alberto (1.º/1.º) assegurou a invencibilidade e reforçou a liderança no campeonato.
Luís Outeiro (2.º/2.º) e Sandro Peixe (3.º/3.º) mostraram que estão cada vez mais próximos de igualar o ritmo do piloto de Leiria mas ainda não foi desta que o conseguiram derrotar.
No seu regresso ao CNMX depois de sete meses ausente, Hugo Basaúla (4.º/4.º) terminou o dia na 4.ª posição na frente do espanhol Joel Costas (5.º/5.º).
A fechar o Top 10 ficaram Hugo Santos (6.º/6.º), Francisco Salgado (7.º/8.º), Pedro Costa (8.º/9.º), Jose Iglesias (12.º/7.º) e Firmino Salazar (9.º/10.º).
O campeonato nacional de Motocross prossegue no dia 8 de Maio em Alqueidão, Torres Novas.
:.
(Foto: Rúben Policarpo)