CN Motocross, Fernão Joanes, MX2: “Dobradinha” de Eric Tomás
O líder do campeonato nacional de MX2 conquistou em Fernão Joanes o seu quarto triunfo da temporada.
Eric Tomás (1.º/1.º) dominou as duas mangas mesmo não tendo sido o melhor arranque em qualquer uma delas.
Na primeira corrida, o “holeshot” foi de Rúben Ribeiro (10.º/13.º) mas Pedro Rino assumiu de imediato o comando da corrida. No entanto, Tomás precisaria apenas de três voltas para chegar a liderança, a qual já não viria a largar apesar da pressão inicial de Fábio Costa (2.º/2.º).
Na segunda manga Costa saiu da grelha na 1.ª posição enquanto que o espanhol arrancava apenas em 6.º. Debaixo de uma chuva intensa, o piloto da GasGas segurou a liderança durante duas voltasmas acabaria por ser ultrapassado pelo espanhol que assim rumou a mais uma vitória confortável.
Henrique Benevides (6.º/3.º) conquistou o seu segundo pódio consecutivo, “compensando” uma queda na primeira manga com uma prestação quase irrepreensível na lama da segunda corrida.
Pedro Rino (3.º/6.º) tirou partido de um ótimo arranque na primeira manga – o piloto da KTM liderou as duas voltas iniciais – terminando o dia empatado com Benevides na batalha pela terceira posição final. Um resultado positivo para o n.º 28 depois da ausência na Moçarria por lesão.
Afonso Gomes (4.º/5.º) teve mais uma prestação muito consistente ao garantir um lugar no Top 5 na classificação geral e aproveitando a oportunidade para ganhar pontos no campeonato a Martim Espinho (7.º/4.º).
O piloto da Husqvarna caiu duas vezes na corrida de abertura e está agora empatado com Henrique Benevides no 3.º posto da classificação provisória e com Afonso Gomes apenas a 8 pontos de si.
Ricardo Freire (5.º/7.º) regressou à competição depois de três anos de ausência. Acusando alguma natural falta de ritmo competitivo, o piloto da KTM mostrou que continua a ter velocidade para discutir os lugares da frente.
Tomás Clemente (9.º/8.º), Alex Almeida (8.º/11.º) e Francisco Salgueiro Jr. (11.º/10.º) completaram o Top 10.
12.º na classificação geral de MX2, Tomás Santos garantiu a conquista do título de campeão nacional de MX125 Júnior no seu ano de estreia nesta categoria.
O campeonato nacional de Motocross termina no dia 11 de junho em Vieira do Minho.
:.
(Foto: Filipe Costa/Timeline)