AMA Supercross: Conheça as alterações ao regulamento de 2018
É um dos mais espectaculares campeonatos de Supercross do Mundo e anualmente centra as atenções ao longo de 17 rondas.
A temporada arranca já este sábado com algumas novidades no regulamento que lhe damos conta aqui:
Qualificação
A qualificação para a grande final vai passar a ser feita em moldes diferentes, já que os pilotos passam a ter a partir da próxima temporada apenas duas corridas de qualificação e os nove primeiros de cada corrida ficam apurados automaticamente para o Main Event, ao contrario de 2017 onde se apuravam apenas cinco, enquanto os restantes pilotos vão ter de realizar a LCQ, ou seja a corrida de última chance de qualificação, onde apenas os quatro primeiros seguem para a corrida final.
Desta forma desaparece a corrida de semi final que tinha lugar na última temporada e que antecedia o Main Event.
Pontuação
Pela primeira vez em mais de duas décadas, a temporada de 2018 do AMA Supercross vai estrear um novo sistema de pontos.
Assim se o primeiro segundo e terceiro, de cada prova, vão receber os habituais 26, 23 e 21 pontos, o quarto classificado passa a receber 19 pontos, ao contrario de 2017 onde recebia 18, a partir dai a diferença passa a ser de um ponto entre as posições da classificação, ao contrario do que acontecia entre o quarto e o quinto classificação que tinham dois pontos de diferença.
Desta forma os responsáveis pelo AMA Supercross estão convictos que o campeonato será mais competitivo.
Triple Crown
Do ponto de vista dos fãs, a mudança mais esperada em 2018 é introdução do Monster Energy Supercross Triple Crown, um confronto de três cidades que recebem a prova, Angel Stadium em Anaheim a 20 de janeiro, o Mercedes-Benz Stadium em Atlanta, em 3 de março, e US Bank Estádio em Minneapolis a 14 de abril. Para esta Triple Crown contas as duas categorias, 250SX e 450SX, que vão competir em três eventos principais.
As corridas de qualificação vão apurar os 22 melhores pilotos de cada classe e a categoria de 250SX terá três eventos principais de 6, 10 e 12 minutos, enquanto a categoria 450SX vai contar com três corridas finais de 8, 12 e 15 minutos.
Para este Triple Crown será utilizado um método de pontuação de estilo olímpico para determinar o vencedor geral em cada classe de todos os três eventos principais, onde a pontuação combinada mais baixa no final será premiada com a vitória geral.
A partir de 6 de janeiro, toda a emoção do AMA Supercross vai estar de regresso, sendo certo que 2018 vai trazer um novo campeão na categoria de 450SX onde Ryan Dungey dominou nos últimos anos.