AMA Supercross SX450: Cooper Webb (KTM) vence em Minneapolis
AMA Supercross: A magia do holeshot
Cinco diferentes vencedores nas primeiras cinco rondas! A sexta ronda levou o campeonato americano de supercross a Minneapolis. Num campeonato muito competitivo, a categoria SX450 entrou com os quatro primeiros classificados separados apenas por oito pontos. Eli Tomac, em Kawasaki KX450, era o quinto líder diferente do campeonato.
A primeira manga de qualificação viu a KTM #2 de Cooper Webb dominar a manga, sempre seguido pelo líder do campeonato Eli Tomac. Na terceira posição ficou a Honda #94 de Ken Roczen. O estreante na categoria máxima do supercross, Alex Plessinger, conseguiu um brilhante quarto posto.
Na segunda manga de qualificação, a KTM esteve outra vez em destaque. Fez-se representar por três pilotos, Blake Bagget #4, Justin Bogle #19 e Marvin Musquin #25, segundo no campeonato de SX450. Um arranque muito forte por parte dos três pilotos da marca austríaca levou a que nos primeiros minutos as KTM estivessem na proa do pelotão. Mas alguns erros fizeram com que estes três pilotos caíssem para trás, mas conseguindo ainda assim a qualificação para o evento principal. Na frente ficaram Justin Brayton #10, Justin Barcia #51 e Joey Savatgy #17
Na última hipótese de qualificação, os pilotos foram muito cautelosos. E, sem grandes acidentes, quem passou foi Harmon, Cutanzaro, Brennon e Herrlein.
Um dos segredos desta pista de Minneapolis foi o holeshot. No evento principal da categoria SX450, a história não mudou muito. O holeshot pertenceu à KTM #2 de Cooper Webb, mas quem liderou durante 12 minutos dos 20 de corrida, foi o estreante da classe Joey Savatgy, com a Kawasaki #17. A oito minutos do final, quando Webb passou para a frente, Savatgy acabou por ser também ultrapassado pela Honda #94 de Ken Roczen e pela KTM #25 de Marvin Musquin. Já o líder do campeonato, Eli Tomac, arrancou mal e teve que recuperar de 16º até 6º. Apesar da recuperação de dez lugares, Tomac perdeu a liderança do campeonato.
Contas feitas, Ken Roczen lidera o campeonato com 125 pontos, mas sem nenhuma vitória à geral. Na segunda posição e com apenas um ponto a menos encontra-se Cooper Webb. Na terceira posição, Eli Tomac tem 123 pontos, os mesmos que Marvin Musquin, mas Tomac tem a vitória na ronda cinco a seu favor.
No próximo fim-de-semana, os pilotos vão ao Texas para a sétima ronda do campeonato, que está ao rubro.
Para ver os melhores momentos da corrida, aqui tem um pequeno resumo.