AMA Supercross East 250: Sétimo lugar sofrido de Swoll em Daytona
Nem as condições da pista nem a dor impediram Jalek Swoll de voltar aos comandos da Triumph TF 250-X para disputar a terceira ronda do AMA 250SX East, em Daytona, terminando numa sólida sétima posição.
Com Evan Ferry excluído de ação devido à lesão no ombro direito sofrida em Arlington, o foco total da equipa estava em Swoll – também lesionado na prova anterior – apenas na terceira corrida de Supercross para a Triumph Racing.
O layout da pista para o evento foi projetado pelo próprio Ricky Carmichael da Triumph, o 15 vezes campeão da AMA, revelando um circuito diferente do habitual, com a terra dura dando lugar a trechos de areia da praia. Se a pista mais desafiadora fisicamente do calendário já não fosse suficientemente difícil, o clima também desempenharia o seu papel em empurrar os pilotos com a sua tecnicidade e linhas pela lama.
Na primeira sessão de qualificação, Swoll ficou em 10º, enquanto os pilotos se acostumavam com a complicada pista de lama e areia. Com a chuva a cair antes da 2ª qualificação para a classe 250, as condições da pista tornaram-se ainda mais difíceis com a formação de sulcos profundos, embora Jalek tenha conseguido melhorar para oitavo, dando-lhe o 10º lugar geral em termos de voltas mais rápidas. Assim que a chuva parou, a pista melhorou um pouco e Swoll conseguiu colocar a sua Triumph TF 250-X em quinto lugar, conseguindo uma entrada direta para o Main Event.
Na partida Swoll da final Swoll fez um grande arranque, mas foi engolido pelo pelotão na curva 2 de 90 graus para a direita. Em 10º após a primeira volta, Jalek iria subir ao sexto lugar. À medida que a corrida avançava, o #33 caía ainda mais uma posição e travava uma batalha pelo sétimo lugar nos momentos finais da corrida com o líder da série, Max Anstie. Com a moto da Honda muito perto, o piloto da Triumph fez uma volta defensiva e limpa para manter a sétima posição por 0,09 segundos.
“Foi divertido, mas teria ficado ainda mais divertido com um melhor começo”, disse Jalek Swoll. “Parecia uma pista sem fim, com longos tempos de volta e a chuva tornou-a muito técnica e complicada. Acho que a corrida correu bastante bem, considerando como foi o fim de semana passado e como me senti durante toda a semana. Honestamente, estou muito feliz por passar esta noite difícil com saúde. Sou capaz de estar entre os cinco primeiros e lutar por pódios e vou lutar por isso ainda. Mas sobreviver a uma noite como esta, foi um grande desafio!”
Resultado do Main Event
1ºTom Vialle (KTM)
2º Cameron Mcadoo (Kawasaki)
3º Seth Hammaker (Kawasaki)
7º Jalek Swoll (Triumph)
Campeonato SX 250 Costa Este (após 3 / 9 provas)
1º Max Anstie (Honda) – 52 pontos
2º Cameron Mcadoo (Kawasaki) – 51
3º Pierce Brown (GasGas) – 51
12º Jalek Swoll (Triumph) – 31