AMA Supercross: Conheça as alterações ao regulamento de 2018

Por a 6 Janeiro 2018 17:00

É um dos mais espectaculares campeonatos de Supercross do Mundo e anualmente centra as atenções ao longo de 17 rondas.

A temporada arranca já este sábado com algumas novidades no regulamento que lhe damos conta aqui:

Qualificação

A qualificação para a grande final vai passar a ser feita em moldes diferentes, já que os pilotos passam a ter a partir da próxima temporada apenas duas corridas de qualificação e os nove primeiros de cada corrida ficam apurados automaticamente para o Main Event, ao contrario de 2017 onde se apuravam apenas cinco, enquanto os  restantes pilotos vão ter de realizar a LCQ, ou seja a corrida de última chance de qualificação, onde apenas os quatro primeiros seguem para a corrida final.

Desta forma desaparece a corrida de semi final que tinha lugar na última temporada e que antecedia o Main Event.

Pontuação

Pela primeira vez em mais de duas décadas, a temporada de 2018 do AMA Supercross vai estrear um novo sistema de pontos.

Assim se o primeiro segundo e terceiro, de cada prova, vão receber os habituais 26, 23 e 21 pontos, o quarto classificado passa a receber 19 pontos, ao contrario de 2017 onde recebia 18, a partir dai a diferença passa a ser de um ponto entre as posições da classificação, ao contrario do que acontecia entre o quarto e o quinto classificação que tinham dois pontos de diferença.

Desta forma os responsáveis pelo AMA Supercross estão convictos que o campeonato será mais competitivo.

Triple Crown

Do ponto de vista dos fãs, a mudança mais esperada em 2018 é  introdução do Monster Energy Supercross Triple Crown, um confronto de três cidades que recebem a prova, Angel Stadium em Anaheim a 20 de janeiro, o Mercedes-Benz Stadium em Atlanta, em 3 de março, e US Bank Estádio em Minneapolis a 14 de abril. Para esta Triple Crown contas as duas categorias,  250SX e 450SX, que vão competir em três eventos principais.

As corridas de qualificação vão apurar os 22 melhores pilotos de cada classe e a categoria de 250SX terá três eventos principais de 6, 10 e 12 minutos, enquanto a categoria 450SX vai contar com três corridas finais de 8, 12 e 15 minutos.

Para este Triple Crown será utilizado um método de pontuação de estilo olímpico para determinar o vencedor geral em cada classe de todos os três eventos principais, onde a pontuação combinada mais baixa no final será premiada com a vitória geral.

A partir de 6 de janeiro, toda a emoção do AMA Supercross vai estar de regresso, sendo certo que 2018 vai trazer um novo campeão na categoria de 450SX onde Ryan Dungey dominou nos últimos anos.

author avatar
Redacção
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x