AMA Supercross 450, St. Louis: Vitória n.º 52 na carreira de Eli Tomac
Ao fim de doze corridas do AMA Supercross 450 em 2024, finalmente Eli Tomac conseguiu um triunfo!
O estádio “The Dome at America’s Center” em Saint Louis acolheu a 12.ª de 17 etapas deste campeonato norte-americano numa prova que foi disputada em formato “Triple Crown“, ou seja, com três Finais a decidirem a classificação geral.
Com 7 vitórias ao longo da sua carreira neste formato de corrida, Eli Tomac (1.º/1.º/1.º) esteve finalmente à altura do que todos esperavam de si no início da época. O piloto da Yamaha dominou a primeira e a última corrida, sendo que só lhe foi atribuído triunfo na segunda corrida porque Jett Lawrence foi penalizado em duas posições por ter saltado numa zona de bandeira da cruz vermelha.
Tomac alcançou assim a vitória n.º 52 da sua carreira na categoria principal e, mais do que isso, destronou Ricky Carmichael como o piloto com mais pódios no acumulado do AMA Supercross com o AMA Motocross – um espantoso total de 217!!!
Apesar da penalização sofrida na segunda Final, Jett Lawrence (2.º/3.º/21.º) foi para a última corrida da noite ainda com a hipótese de discutir o triunfo final com Eli Tomac. No entanto, logo na volta de abertura, o líder do campeonato foi violentamente abalroado por Justin Barcia, demorando vários minutos até voltar à pista.
Com tudo isto, Cooper Webb (5.º/6.º/2.º) conquistou o 2.º posto na classificação geral e reduziu a sua desvantagem na luta pelo título para Jett Lawrence de 16 para 8 pontos quando ainda faltam disputar cinco etapas!
Um resultado final surpreendente, atendendo a que também Webb foi penalizado em duas posições na segunda corrida por ter saltado na mesma zona de bandeira da cruz vermelha do australiano – igual penalização sofreram Aaron Plessinger (3.º/8.º/6.º) e Chase Sexton (10.º/5.º/3.º), respetivamente 4.º e 5.º na classificação geral.
Apesar de ter sido uma noite para esquecer para Jett Lawrence, o seu irmão Hunter Lawrence (8.º/2.º/4.º) escapou às penalizações e alcançou o seu primeiro pódio de sempre na classe AMA 450SX!
Uma noite para esquecer teve também Ken Roczen (18.º/13.º/5.º), vítima de um problema mecânico que o atrasou muito na primeira Final da noite após um toque na moto de um adversário que caiu à sua frente. O piloto da Suzuki perdeu assim o 4.º posto no campeonato para Eli Tomac, ele que está agora a apenas 9 pontos do 3.º lugar ocupado por Chase Sexton.
O campeonato AMA Supercross 450 faz agora uma pausa de duas semanas, regressando no dia 14 de Abril em Foxborough.
:.
(Foto: Facebook Star Racing Yamaha)
- Tweet
-
- Pin It
-
AMA Supercross: Husqvarna Factory Racing reforça aposta nos EUA15 Dezembro 2024 14:51
-
AMA Supercross: Os pilotos da Monster Energy Kawasaki Factory14 Dezembro 2024 12:26