AMA Pro Motocross 450: Jett Lawrence vence em Thunder Valley
Jett Lawrence recuperou para conquistar a segunda vitória da temporada no Campeonato Pro Motocross em Thunder Valley, terceira prova da temporada de MX450. O seu irmão Hunter Lawrence e Justin Cooper completaram o pódio.
O Campeonato Pro Motocross, sancionado pela AMA Pro Racing, viajou para as Montanhas Rochosas para a terceira ronda da temporada de 2024 no Thunder Valley Motocross Park, que fica a poucos minutos do centro de Denver. A prova contou com uma variedade de condições climatéricas, desde sol abundante a chuva e rajadas de vento, que resultaram em mais uma tarde cativante de ação.
Uma semana depois de um grande acidente ter posto fim ao seu recorde invicto na Classe 450, Jett Lawrence, da Team Honda HRC, superou o seu irmão Hunter para conquistar uma vitória de recuperação e restabelecer-se na luta pelo título no início da época.
Primeiro triunfo de Hunter Lawrence
A primeira manga de MX450 da tarde começou com Justin Cooper (Yamaha) a liderar o pelotão à saída da primeira curva, seguido de perto por Justin Barcia (GASGAS) e Jason Anderson (Kawasaki). Aaron Plessinger (KTM) foi o quarto a dar cartas, seguido pelos irmãos Lawrence em quinto e sexto, respetivamente, com o líder Chase Sexton em sétimo a bordo da sua KTM de fábrica.
Após os primeiros 10 minutos, Cooper abriu uma vantagem de quase oito segundos sobre o pelotão, que assistiu a uma grande disputa por posições. Anderson e Hunter Lawrence ficaram em segundo e terceiro, respetivamente, enquanto Jett Lawrence chegou a quarto e manteve os seus rivais ao seu alcance. Hunter Lawrence assumiu o controlo do segundo lugar pouco antes de metade da corrida e Jett Lawrence logo seguiu o seu irmão para terceiro. Atrás deles, Sexton rapidamente contornou Anderson e ficou em quarto.
Os irmãos australianos começaram a aumentar o seu ritmo nos últimos 10 minutos, o que lhes permitiu reduzir a diferença para Cooper. O piloto da Yamaha respondeu e aumentou o seu ritmo, o que ajudou a estabilizar a liderança, mas a dupla da Honda não cedeu. A cinco minutos do final, Hunter Lawrence iniciou uma batalha pela liderança, enquanto Jett Lawrence espreitava em terceiro. Hunter aproveitou a primeira oportunidade que se apresentou e tirou partido de alguns pilotos retardatários para assumir a liderança a três minutos do fim. Jett seguiu-se em segundo apenas algumas curvas depois. A partir daí, os irmãos rapidamente se distanciaram do resto do pelotão, com Hunter a afirmar a sua posição de liderança na fase final.
O mais velho dos Lawrence conquistou a primeira vitória de manga da sua carreira na classe 450 com oito segundos de vantagem sobre Jett, enquanto Cooper terminou num distante terceiro lugar. Barcia aproveitou o seu forte início para um quarto lugar, com Plessinger em quinto. Sexton terminou fora dos cinco primeiros, em sexto, depois de um azar no final da corrida.
O regresso de Jett Lawrence aos triunfos
A segunda e decisiva manga de MX450 começou da mesma forma que a primeira, com Cooper a liderar o pelotão na primeira curva e a conquistar o Holeshot. Hunter Lawrence ficou em segundo, mas era Sexton que estava determinado a avançar. O líder dos pontos conseguiu passar Jett e Hunter Lawrence para chegar ao segundo lugar, o que fez Hunter cair para terceiro e Jett para quarto, enquanto Anderson estava em quinto.
Sexton começou então a tentar apanhar Cooper na frente, mas o piloto da Yamaha conseguiu evitar a pressão. A partir daí, o pelotão instalou-se e o ritmo abrandou durante os primeiros 10 minutos. Sexton montou outro ataque e tentou passar Cooper, mas um erro levou-o a cair com a KTM e fez com que Sexton perdesse várias posições. Hunter Lawrence assumiu a segunda posição, enquanto Jett Lawrence passou para terceiro. Sexton recuperou para sexto.
A meio da corrida, os três primeiros estavam separados por apenas dois segundos. Cada um dos pilotos trocou o seu ritmo quando a moto entrou nos últimos 10 minutos, com Hunter Lawrence a aproximar-se de Cooper em alguns momentos. No entanto, o piloto da Yamaha nunca vacilou e manteve a sua vantagem. Com o passar do tempo, Hunter Lawrence começou a perder terreno e perdeu o segundo lugar para Jett Lawrence. O atual campeão da série continuou a pressionar e começou a pressionar Cooper pela liderança a menos de cinco minutos do fim. À medida que os três pilotos passavam pelas voltas, os três pilotos ficaram a um segundo um do outro, o que forçou Jett Lawrence a fazer a manobra e a assumir a liderança a pouco menos de dois minutos do fim. Hunter Lawrence seguiu o exemplo e deixou Cooper em terceiro.
Os irmãos voltaram a disputar a vitória, desta vez em posições opostas. Meio segundo separava os irmãos quando receberam a bandeira branca. Jett Lawrence foi fundo e conseguiu a terceira vitória da temporada por uma margem de 1,2 segundos. Cooper terminou em terceiro.
Com resultados idênticos nas duas corridas, os Lawrences terminaram empatados no topo da classificação geral, mas o triunfo de Jett na segunda moto (2-1) foi o fator de diferença, pois deu-lhe o desempate sobre Hunter (1-2). Foi a 13ª vitória da carreira de Jett. Graças aos seus incríveis arranques em cada moto, Cooper conquistou o primeiro pódio da carreira na categoria rainha em terceiro (3-3).
Com o seu terceiro pódio consecutivo para abrir a sua carreira na classe 450, Hunter Lawrence subiu ao topo da classificação da classe 450, destacado pela sua distinção como o único piloto da divisão a terminar entre os cinco primeiros em todas as mangas. A sua liderança é de seis pontos sobre Sexton, que terminou em quinto na geral (6-5), enquanto Jett Lawrence subiu de sexto para terceiro em virtude da sua vitória, 16 pontos atrás de Hunter.
Resultados AMA Pro Motocross Thunder Valley:
1ª manga de MX 450
1. Hunter Lawrence (HON),
2. Jett Lawrence (HON), +08.057
3. Justin Cooper (YAM), +20,154
4. Justin Barcia (GAS), +31,334
5. Aaron Plessinger (KTM), +34,072
6. Chase Sexton (KTM), +55,307
2ª manga de MX 450
1. Jett Lawrence (HON),
2. Hunter Lawrence (HON), +01.220
3. Justin Cooper (YAM), +15.429
4. Jason Anderson (KAW), +20.237
5. Chase Sexton (KTM), +29.758
6. Justin Barcia (GAS), +45.928
Campeonato MX 450
1. Hunter Lawrence (HON), 129 Pontos
2. Chase Sexton (KTM), 123
3. Jett Lawrence (HON), 113
4. Justin Cooper (YAM), 109
5. Aaron Plessinger (KTM), 100
6. Jason Anderson (KAW), 97