Alexandre Marques, Mundial MX2, Suíça: “Sem dúvida que fiquei feliz com o resultado”

Por a 11 Abril 2023 22:46

Alexandre Marques estreou-se no campeonato do mundo de Motocross na passada segunda-feira em Frauenfeld. Há muito residente na Suíça, o piloto da Husqvarna conseguiu marcar um ponto na ronda helvética!

Como o circuito de Frauenfeld era novo, a pista correspondeu àquilo que esperavas?

“O circuito de Frauenfeld superou as minhas expectativas. A pista ficou tão degradada como nunca tinha visto! Regos sem fim e do tamanho de uma pessoa!”

Deste-te bem com os regos e com o terreno algo pesado que encontraste? Estás habituado a estas condições na Suíça?

“Em relação ao terreno, já estou habituado mas a pista não teve nada a ver com qualquer outra daqui, com regos fundos e muitos buracos. AS condições foram do meu agrado.”

Tiveste vários azares na corrida de qualificação. A “folga” de domingo ajudou-te a “esquecer” esse azar e a concentrares-te para a corrida?

“Fiquei um pouco desiludido e triste com o azar de sábado. Mas no domingo pus as ideias no sitio o concentrei-me no que tinha que fazer. Sem dúvida que o resultado de hoje me fez feliz!”

Como conseguiste ultrapassar tantos pilotos na primeira manga (foste de 28.º até 20.º)? Qual foi o “segredo”?

“O segredo foi ‘never give up’ Depois da queda forte no arranque, só me concentrei em dar o meu máximo e mostrar o que sei. Um dos segredos foi ter um ‘bom olho’ para as trajetórias e ter uma condução calma nos regos.”

Na segunda manga arrancaste bem melhor. Estavas prestes a entrar nos pontos. O que aconteceu?

“Estava na luta pelos pontos e já tinha ‘apanhado’ três pilotos, ou seja, podia subir para 18.º. Quando ia a atacar o 20.º lugar, exagerei na travagem e acabei por cair nos regos. Quando caí, fiquei com o joelho preso e dei um mau jeito – o mesmo joelho a que fui operado no ano passado. Tentei continuar mas voltei a torcer o mesmo joelho na volta seguinte e decidi abandonar a corrida por devido às dores e para salvaguardar que consigo estar presente na primeira prova do campeonato suíço daqui a duas semanas.”

Tens planos para participar em mais algum Grande Prémio de MX2?

“Está planeado participar no Grande Prémio de Portugal em Águeda. Quero melhorar o meu resultado face ao que consegui em Frauenfeld.”

Achas que ainda consegues fazer mais alguma prova do nacional de Motocross?

“Não tenho planeado fazer mais nenhuma ronda do campeonato português, no entanto gostaria de voltar a fazer uma prova… ainda está em aberto.”

:.

(Foto: André Gomes)

author avatar
Jorge Ró Jr.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x