Os pulmões da Yamaha M1
São muitos os pormenores que podem ou não tornar uma moto competitiva, que podem ou não fazer com que a mesma ganhe corridas. Muitos desses pormenores estão por norma fora do olhar do comum espectador mas são objecto de especial análise e cuidado dos engenheiros quando chega a hora de os escolher. É o caso dos filtros de ar, que no caso da Yamaha M1 de MotoGP são fornecidos pela BMC, uma casa italiana especializada na matéria e com vasta experiência tanto nas duas como nas quatro rodas.
Nascida em 1995 e fundada por Gaetano Bergami a BMC tem na actualidade quatro unidades industriais localizadas em Itália, Alemanha, China e India, colaborando desde 2005 com a Yamaha no mundial de MotoGP, tendo conquistado seis títulos mundiais com a casa japonesa. Ao mesmo tempo os homens da BMC somam igualmente 4 títulos em SBK, 21 em Fórmula 1 e ainda 14 vitórias nas 24 Horas de Le Mans.
São eles os responsáveis pela respiração das Yamaha M1 de Jorge Lorenzo e Valentino Rossi, sendo o próprio Bergami a revelar alguns dos segredos dos filtros de ar que equipam as motos japonesas.