MotoGP/SBK: Andrea Iannone e Tom Sykes tomam a dianteira em Jerez
Está já em marcha o primeiro dia de testes privados que algumas equipas de MotoGP estão a levar a cabo no circuito de Jerez. Após as primeiras quatro horas de sessão é Andrea Iannone e a Suzuki que estão a ditar o ritmo.
O piloto italiano completou uma volta ao traçado andaluz em 1m38.652s, marca que está a sensivelmente 0.4s. do tempo da pole de Dani Pedrosa, neste mesmo circuito, no Grande Prémio de Espanha de 2017. No segundo posto está Cal Crutchlow, que em Jerez está a ter as despesas do desenvolvimento da nova RC213V, pois os pilotos oficiais, Marc Márquez e Dani Pedrosa, não estão presentes. O britânico está apenas a 76 milésimos de Iannone, sendo estes dois os únicos, entre os pilotos de MotoGP, que já rodaram abaixo do segundo 39.
Segue-se a KTM de Pol Espargaró que já melhorou em mais de 0.2s o tempo obtido na qualificação do passado mês maio. Tito Rabat é o quarto e o melhor piloto da Ducati, sendo seguido pelo oficial Jorge Lorenzo, que está já a mais de meio segundo de Andrea Iannone. Entre os estreantes o mais rápido neste momento é Takaaki Nakagami nuns ensaios onde não é só a equipa oficial da Honda que está ausente, pois o mesmo aplica-se às duas formações da Yamaha, oficial e satélite, bem como à Aspar Team.
Hoje estão também em pista pilotos do Mundial de Superbikes, o que faz com que o dia esteja a ser muito animado no circuito andaluz. Neste lote o mais veloz até agora é Tom Sykes com o registo de 1m38.735s, marca que coloca o piloto da Kawasaki no terceiro lugar da classificação conjunta com os pilotos de MotoGP e apenas a 83 milésimos de Andrea Iannone. Este tempo iria permitir ao britânico sair da sétima posição para o GP de Espanha de MotoGP.
No segundo posto está o regressado Jonathan Rea, mas já praticamente a um segundo de Sykes, Os pilotos da Kawasaki em conjunto com Marco Melandri são para já os ‘intrusos’ no top 10 junto dos pilotos de MotoGP.
Isto numa jornada que viu pela primeira vez em pista, nestes ensaios privados de Jerez, os pilotos da Yamaha e Ducati ao qual se juntou a estreia de Leon Camier aos comandos da Honda CBR1000RR SP2 Fireblade.
Classificação: