MotoGP: Suzuki de Rins com novo quadro em Assen
Alex Rins está pronto para tentar um novo chassis na sua Suzuki durante o MotoGP na Holanda, depois de um teste promissor na Catalunha a semana passada.
O novo quadro foi usado pelo wild card e piloto de testes da fábrica, Sylvain Guintoli, durante o fim-de-semana da corrida de Barcelona, antes de também ser entregue a Rins para o teste pós-corrida.
“Ganhámos muita informação com Sylvain e Alex, ambos testando o nosso chassis recém-modificado”, disse o técnico-chefe Ken Kawauchi. “Durante um fim-de-semana de corrida, é difícil testar corretamente novas peças e configurações, portanto, dias de teste como esses são realmente importantes e úteis para nós.”
Rins, quarto na corrida, definiu algumas voltas rápidas no chassis GSX-RR original para liderar as tabelas parte do dia, antes de testar o novo design. Embora o quadro modificado tenha oferecido melhorias na travagem, piora as coisas em outras áreas, daí a sua cautela em tomar uma decisão final ainda.
“Descobri que o chassis modificado tinha muitos pontos positivos, mas também há algumas coisas que eu gostaria de melhorar”, disse Rins, que baixou para o quarto lugar nas tabelas de testes finais.
“Não há muito que mudar com isto, mas vamos avaliar mais para tentar tirar o melhor proveito”.
O diretor da equipa, Davide Brivio, disse que a próxima avaliação será “provavelmente” durante o fim-de-semana de Assen:
“Achamos que [o novo chassis] irá melhorar a estabilidade na travagem; pode ser útil em alguns circuitos, por isso o Alex provavelmente tentará novamente usá-lo em Assen.”
“Também testámos eletrónica, ergonomia e um pneu novo da Michelin. No geral, um teste positivo com bom ritmo do Alex.”
Do outro lado da garagem da Suzuki, o rookie Joan Mir prosseguiu a sua carreira de sexto melhor na corrida com o oitavo lugar no teste, 0,350s atrás de Rins.
“Já o Joan tentou algumas configurações diferentes, incluindo suspensão, mas também esteve a trabalhar no seu estilo de pilotagem e algumas outras coisas básicas”, disse Brivio.
“Estou feliz porque melhorei o meu ritmo geral e o meu ritmo de volta rápida”, declarou Mir. “Trabalhámos bem durante todo o dia, melhorando um pouco em cada área da moto. Não nos concentrámos em nada em particular, apenas na minha sensação geral com a moto e na aquisição de mais experiência.”
Rins é terceiro no campeonato mundial, mas agora apenas a dois pontos de Andrea Dovizioso depois do piloto da Ducati ter sido derrubado no acidente de Jorge Lorenzo.