MotoGP: Rookies podem participar no Teste de Sepang
Numa reunião realizada em Sepang a 2 Novembro de 2019, a Comissão dos Grandes Prémios, composta por Carmelo Ezpeleta (CEO da Dorna), Paul Duparc (FIM), Hervé Poncharal (IRTA) e Takanao Tsubouchi (MSMA), e ainda com a presença de Jorge Viegas (Presidente da FIM), Carlos Ezpeleta (Dorna), Mike Trimby (IRTA, Secretário da reunião) e Corrado Cecchinelli (Diretor Técnico), tomou as seguintes decisões:
Regulamento Desportivo (efetivo para 2020): Pilotos Wild card em Moto2:
Inscrições de pilotos Wild card na categoria de Moto2 não foi autorizada na época de 2019 devido à fata de disponibilidade de chassis e motores. A Comissão aprovou a re-introdução das inscrições para a próxima época.
No entanto, como continua a haver um problema com a disponibilidade e utilização do ECU obrigatório da Magneti Marelli e respectivo software, inscrições só serão consideradas quando feitas e operadas por uma equipa já existente na Moto2 e participando no Campeonato.
Restrições aos testes na classe de MotoGP:
À luz das recentes alterações às restrições em vigor na classe, que resultaram em menos testes, a Comissão decidiu que rookies de MotoGP poderão participar do teste inicial em Sepang. Anteriormente, este teste só estava aberto aos pilotos de teste das equipas oficiais, e pilotos de equipas que beneficiam de concessões.
Regulamentos técnicos (em vigor em 2020): Aletas laterais aerodinâmicas da carenagem (asas):
Por razões de segurança, a Comissão decidiu que, em qualquer evento realizado no circuito de Phillip Island, será permitido aos pilotos remover as aletas laterais da aerodinâmica. Isso ocorre sob a condição de que todos os apêndices laterais sejam removidos e não afetem o perfil externo da carenagem homologada. Todas as modificações devem ser pré-aprovadas pelo Diretor Técnico.
Foi ainda decidido que a Direção de Corrida será responsável por determinar e anunciar se esta concessão será aplicada em qualquer outro evento, com base nas condições de vento prevalecentes ou previstas.