MotoGP: Quartararo realístico acerca do Teste de Misano
Comentando o recente teste de Misano, Fabio Quartararo disse que, embora liderar os dois dias do teste de Misano seja bom para a Yamaha Petronas, os resultados não são necessariamente uma indicação da verdadeira ordem do fim-de-semana da corrida de MotoGP daqui a duas semanas.
O rookie de MotoGP produziu outra volta tardia impressionante para liderar os tempos de teste com 1:31,639s, a apenas 0,01 do tempo da pole de 2018 de Jorge Lorenzo na Ducati.
O francês acabaou por ser o mais forte no teste de Misano, pois também liderou a tabela de tempos no dia de abertura, com uma dupla da Yamaha Petronas à frente.
Depois de passar o teste focado na configuração da corrida e diferentes afinações antes da etapa de MotoGP de Misano, enquanto a dupla da Yamaha, Valentino Rossi e Maverick Vinales, experimentaram o novo braço oscilante em fibra de carbono e o motor 2020, Quartararo sente-se confiante de que estará instantaneamente no ritmo daqui a duas semanas, mas alerta para não levarem demasiado a sério os tempos de teste, dado o reduzido número de pilotos a optarem por voltas no estilo de qualificação.
“Acho que não é muito parecido com o fim-de-semana de corrida, pois teremos um tipo diferente de aderência e vimos que o Marquez não usou pneus novos, logo não sabemos exatamente o tempo por volta que ele poderia fazer”, Quartararo disse.
“Mesmo assim, fizemos uma volta incrível, somos bastante rápidos nesta pista e sentimo-nos bem, temos um bom ritmo. Ao final de contas, é realmente importante, mas chegamos aqui com mais de 150 voltas antes da FP1, já não preciso de aprender a pista e posso atacar desde a primeira sessão.
“Tentámos novas configurações na moto que foram realmente positivas, e pneus novos com as novas carcaças da Michelin, descobrimos algumas coisas boas para a corrida. Estou realmente ansioso pelo fim-de-semana de corrida, pois fizemos um trabalho incrível aqui no teste. ”
O colega da Yamaha Petronas Franco Morbidelli, que terminou o último dia do teste de Misano em terceiro a 0,614s, diz que encontrou ganhos menores executando um programa semelhante ao seu companheiro de equipa, mas ainda estava satisfeito com o progresso.
“Hoje conseguimos melhorar o nosso desempenho. As condições estavam bastante quentes, estava mais difícil do que ontem, mas melhorámos um pouco aqui e ali, não muito, mas estou feliz no geral ”, disse Morbidelli. “Agora estamos prontos para descansar e participar do final de semana da corrida.”
“Os testes são sempre muito específicos e a aderência é boa nos testes. Há pilotos de fábrica que estão a tentar muitas coisas, e acabam por não ter tempo de se concentrar na configuração ou no desempenho. Temos muito mais tempo para focar no desempenho e nos detalhes. ”
O MotoGP agora faz uma pequena pausa antes de regressar a Misano para a prova de San Marinho, de 13 a 15 de Setembro.