MotoGP: Aprilia tem de mudar, diz Romano Albesiano
A Aprilia já tinha dado a entender que uma reformulação da sua equipa e da própria moto estavam em ordem e iriam acontecer para 2020, visando aumentar a competitividade da moto de Noale, que é a última na tabela dos fabricantes, a 22 pontos da KTM que é a mais fraca a seguir… Em todos menos 3 Grandes Prémios, foi a marca que marcou menos pontos, e num (na Checa) não pontuou de todo.
Um nono lugar é o melhor resultado este ano, e os pilotos estão descontentes…pelo que uma mudança radical na abordagem da fábrica de Noale está a ser equacionada:
Romano Albesiano, diretor técnico da Aprilia Racing, declarou recentemente:
“Não conseguimos as mudanças que queríamos ainda. O Aleix Espargaró está a cumprir com as nossas expectativas. Não acabou em quatro corridas, caso contrário estaríamos perto do décimo lugar, que é o nosso objetivo para ele. O Andrea Iannone ainda tem problemas para se adaptar à moto e vice-versa. Trabalhámos muito e a moto melhorou muito em termos de motor, chassis e aerodinâmica, mas o nível geral aumentou e os outros fabricantes estão a pressionar muito”
Quais são então as mudanças propostas? “Será algo completamente diferente do que temos agora. Alcançámos o limite em muitas áreas com o que temos agora. Por isso decidimos dar um grande passo em frente na próxima temporada”, e acrescentou:
“Posso revelar que não vamos mudar para um motor de quatro cilindros em linha. Historicamente, a Aprilia constrói motores em V, e este conceito vai continuar… mas tudo o resto pode ser alterado..”