MotoGP: Viñales afirma ter perdido um título por causa da Yamaha
No documentário ‘Dos vidas’, Maverick Viñales relembra a sua turbulenta união com a Yamaha, acreditando que a pouca atenção recebida o privou do título de campeão mundial em 2017.
Piloto de MotoGP há dez anos, Viñales começou na Suzuki. Mas o seu talento era substancial e acabou por mudar para a Yamaha, onde teve a difícil tarefa de substituir Jorge Lorenzo. E a estreia de Viñales com a Yamaha foi grandiosa, com o espanhol a vencer as duas primeiras corridas com a sua nova equipa, no Qatar e na Argentina, antes de vencer também o quinto Grande Prémio da temporada, em França. Mas depois disso, Viñales já não conseguiria a menor vitória do ano e começaram as constantes divergências com a direcção da equipa, como explica num documentário transmitido pela DAZN em Espanha, Maverick: ‘Dos vidas’.
Este último garante assim que a Yamaha o fez perder o título em 2017 por causa de todas estas divergências e explica-o:
– ” Quando entrei na Yamaha, fiz isso como um foguete. Cheguei com uma ideia clara, um objetivo identificado, e isto foi a única coisa que pedi à Yamaha: ‘quero ser campeão mundial’. Não quero mais nada, só quero isso, o resto não me interessa. Quando entrei na Yamaha no teste de Valência (no final de 2016), apaixonei-me pela moto e pedi-lhes para não tocarem nela. Aquela moto, que foi a que o Jorge tinha deixado. Tragam-me esta moto no Qatar, porque com ela vou ganhar o campeonato.”
“Acontece que cheguei a Sepang (para os testes no início do ano) e perguntei: ‘mas onde está essa moto?’ Ganhei a primeira corrida, ganhei a segunda, ganhei em Le Mans (em França), foi um dos melhores dias da minha vida, ganhei uma luta contra o meu ídolo, Valentino Rossi.”
“Mas em Montmeló, houve uma onda de mudanças, não entendi nada, disse para não tocarem na moto”, confidenciou o piloto espanhol, que acabou por ficar na Yamaha até meados de 2021, antes de uma ruptura retumbante e uma saída para a Aprilia, com visivelmente muita amargura após esta oportunidade perdida…
Imagem: Icon Sport