MotoGP: Valentino Rossi não vence em Mugello há sete anos
É já no próximo fim de semana que a caravana do Mundial de MotoGP visita o circuito de Mugello para a sexta ronda do ano, o Grande Prémio de Itália. Uma das grandes curiosidades do evento transalpino está em saber se Valentino Rossi colocará um ponto final no longo jejum de vitórias em ‘casa’.
O piloto da Yamaha não vence no circuito de Mugello desde 2008, momento em que alcançou a sétima vitória consecutiva na classe rainha nesta mesma pista, facto que constitui um recorde em MotoGP. De 2008 para cá Jorge Lorenzo foi o grande dominador do GP de Itália ao vencer por cinco vezes, a última das quais em 2016 após uma espectacular batalha com Marc Márquez. Precisamente Márquez apenas triunfou na ‘casa’ de Valentino Rossi em 2014, tendo as restantes vitórias nos últimos sete anos ficado para Dani Pedrosa (2010) e Casey Stoner (2009).
Voltando ainda a Valentino Rossi nos últimos anos o piloto italiano não guardará grandes recordações do GP de Itália, pois o ano passado abandonou com um motor partido na Yamaha M1 ao passo que em 2010 sofreu uma queda durante os treinos livres, que resultou na fratura da perna direita e obrigou Rossi a falhar pela primeira vez um Grande Prémio na sua carreira para além da ausência que se seguiu ter comprometido a sua temporada.
Curiosamente este ano o atual segundo classificado do campeonato também não chega a Mugello na sua melhor forma física, depois de na semana passada ter contraído traumatismos no abdómen e tórax na sequência de uma queda enquanto praticava motocross.